Reforma do sistema previdenciário é analisada pela CCJ

A Comissão de Constituição e Justiça aprovou, nesta terça-feira (18/12/2001), parecer sobre o Projeto de Lei Compleme...

18/12/2001 - 17:28
 

Reforma do sistema previdenciário é analisada pela CCJ

A Comissão de Constituição e Justiça aprovou, nesta terça-feira (18/12/2001), parecer sobre o Projeto de Lei Complementar (PLC) 48/2001, do governador, que dispõe sobre o Sistema Estadual de Previdência e Assistência Social dos Servidores Públicos do Estado. O parecer, aprovado, foi do deputado Eduardo Hermeto (PFL), que opinou pela constitucionalidade do projeto. Segundo o parecer, o PLC 48/2001 fixa as linhas para a reforma do sistema previdenciário do Estado e passa pela criação de um fundo, denominado Funpemg, a ser gerido pelo Ipsemg, que abrigará os servidores efetivos que ingressarem no serviço público estadual após 31 de dezembro de 2001. Os atuais servidores e os que ingressarem no serviço público estadual até aquela data permanecem ligados ao Tesouro, ao qual serão vertidas suas contribuições e do qual receberão seus benefícios.

O parecer explica, ainda, que, a título de pagamento de dívida do Estado com o Ipsemg, os cofres públicos assumirão o compromisso do pagamento das pensões atualmente existentes e daquelas que vierem a ser geradas pelos atuais servidores. Os servidores não efetivos, cuja situação está "sub judice" em virtude de mandado de segurança impetrado pelo Estado, foram colocados em grupo distinto dos demais, visto que a eles se aplicam as regras do Regime Geral de Previdência.

O deputado Eduardo Hermeto ressalta ainda, no parecer, alguns pontos da proposição como a questão da contribuição dos inativos, que é bastante polêmica, a obrigatoriedade da contribuição para a saúde e a inexistência dos Conselhos de Administração e Fiscal na estrutura administrativa superior do Funpemg. "Optamos por deixar a cargo da Comissão de Administração Pública a decisão quanto a tais assuntos, por entendermos que, tratando-se de um sistema complexo, a previdência do Estado deve ser analisada como um todo, sob a ótica do direito administrativo, do interesse dos servidores e do Estado", diz o parecer. Além da Comissão de Administração Pública, a Comissão de Fiscalização Financeira e Orçamentária vai analisar o projeto, em 1º turno.

EMISSÃO DE POLUENTES

A Comissão de Constituição e Justiça também aprovou parecer, de 1o turno, do deputado Eduardo Hermeto (PFL), foi favorável ao Projeto de Lei (PL) 1.833/2001, do deputado Ivair Nogueira (PMDB). O projeto dispõe sobre Programa Estadual de Inspeção e Manutenção de Emissão de Poluentes e Ruídos produzidos por veículos automóveis em uso. Entre as principais medidas do programa está a obrigatoriedade de uma inspeção e manutenção de emissão de poluentes e ruídos, para todos os veículos com motor de combustão interna, independentemente do tipo de combustível utilizado.

O projeto abre exceção para os veículos de fabricação exclusiva, para uso militar, agrícola, de competição, bem como os tratores, os equipamentos de terraplenagem, de pavimentação e outros de utilização especial, assim classificados pelo órgão ambiental competente. O PL 1.833/2001 será analisado agora pelas Comissões de Meio Ambiente e Recursos Naturais e de Fiscalização Financeira e Orçamentária, em 1º turno.

Outro parecer do deputado Eduardo Hermeto, aprovado, opinou sobre o PL 1.865/2001, do governador, que reorganiza a Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas. O relator opinou pela aprovação da matéria, com a emenda nº1, que inclui a Diretoria de Logística Intermodal no âmbito da Superintendência de Transporte, proposta que já estava prevista no anteprojeto encaminhado à Procuradoria Geral do Estado mas que, por equívoco, não constou na proposição.

Imóveis - Os Projetos de Lei 71/99, do deputado Bené Guedes (PDT); 107/199, do deputado Mauri Torres (PSDB); e 1.730/2001, do deputado Luiz Fernando Faria (PPB), que tratam de doação de imóveis, tiveram pareceres pela antijuridicidade aprovados. O relator foi o deputado Márcio Kangussu (PPS). O PL 1.635/2001, do deputado Anderson Adauto (PL), também recebeu parecer de 1o turno, do deputado Ambrósio Pinto (PTB), pela rejeição da matéria. Foi aprovado requerimento do deputado Eduardo Hermeto solicitando a retirada de pauta do PL 1.407/2001, do deputado Dalmo Ribeiro Silva (PPB), que também trata de doação de imóvel.

Presenças - Participaram da reunião os deputados Geraldo Rezende (PMDB), presidente da Comissão; Eduardo Hermeto (PFL); Márcio Kangussu (PPS); e Ambrósio Pinto (PTB).

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - 31 - 3290 7715