Auditor diz que mineradora melhorou condições de trabalho

O auditor fiscal do Ministério do Trabalho, Mário Parreiras de Faria, disse na reunião da Comissão Parlamentar de Inq...

13/12/2001 - 16:42
 

Auditor diz que mineradora melhorou condições de trabalho

O auditor fiscal do Ministério do Trabalho, Mário Parreiras de Faria, disse na reunião da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Mineração Morro Velho desta quinta-feira (13/12/2001), que a mineradora situada em Nova Lima vem apresentando melhorias nas condições oferecidas aos trabalhadores que atuam na extração de minérios. Segundo o auditor, que é especialista em Medicina do Trabalho, a empresa está seguindo as recomendações para que sejam reduzidas as ocorrências de acidentes e mortes nas áreas de extração. "Dados estatísticos provam que o número de problemas envolvendo os trabalhadores estão diminuindo. Os acidentes de trabalho e a incidência de silicose, doença causada pela poeira, não se encontram nos níveis averiguados há algum tempo atrás", declarou Faria.

O auditor explicou que a empresa segue um cronograma que objetiva mudanças estruturais para diminuir os riscos de acidentes com os trabalhadores. "A empresa investiu na melhoria da ventilação das galerias subterrâneas e aumentou a mecanização do processo de extração. A mineradora vem evoluindo tecnologicamente e isso possibilita a diminuição dos problemas", afirmou o auditor. Mário Parreiras disse que os dados indicando a redução dos problemas foram fornecidos pela própria mineradora, mas o fato não desqualifica a veracidade das informações. "A empresa tem a obrigação legal de avaliar as condições dos trabalhadores, assim como os riscos ambientais e, por isso, não acredito que há interesse em se esconder alguma coisa", completou o auditor. Ele afirmou ainda que o Ministério do Trabalho não tem como fazer o levantamento do nível de ruídos e de poeira das mineradoras. "Quando é necessário uma avaliação mais profunda, recorremos à Fundacentro", disse o auditor, referindo-se à Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho.

MINISTÉRIO DO TRABALHO ENCONTROU IRREGULARIDADES

Segundo Parreiras, o Ministério do Trabalho, que possui 90 profissionais atuando na vistoria das empresas de extração mineral em Minas Gerais, constatou várias irregularidades nas visitas realizadas às áreas da Mineração Morro Velho. "Os maiores problemas dizem respeito à poeira, e à queda de rochas das paredes nas galerias subterrâneas, que ocorrem por falta de contenção ou pela pressão", disse o auditor. Parreiras declarou ainda que a freqüência das visitas do Ministério às mineradoras não é a mais adequada. "Pelo número de profissionais disponibilizados, tentamos fazer o possível para conhecer as condições de trabalho nas 4 mil áreas extrativas do Estado, que vão de pequenas pedreiras à grandes mineradoras", declarou o auditor, que apontou o critério de seleção para a vistoria. "Analisamos os lugares nos quais ocorrem mais problemas de acidentes e direcionamos as nossas ações neles", afirmou Parreiras.

Os deputados Eduardo Brandão (PL) e Fábio Avelar (PTB) lamentaram as ausências dos outros convidados que foram chamados a participar da reunião, como os procuradores da Justiça, promotores e o delegado regional do Trabalho.

Requerimentos

Foram aprovados, ainda, vários requerimentos. O deputado Edson Rezende (PT) solicitou à Delegacia Regional do Trabalho de Minas Gerais a listagem de todos os casos de acidente de trabalho envolvendo a Mineração Morro Velho e as cópias dos relatórios das visitas à mineradora dos últimos 20 anos. O deputado solicitou também à procuradoria-geral do INSS a relação de acidentes do trabalho ocorridos na mineradora. O deputado Fábio Avelar pediu à Fundacentro cópias de documentos reativos a acidentes de trabalho da mineradora Morro Velho e solicitou a cópia da ação civil pública impetrada pelo Ministério Público, que visa a indenização aos trabalhadores acometidos com silicose, bem como o termo de ajustamento de conduta celebrado entre a Delegacia Regional do Trabalho e a mineradora Morro Velho.

Presenças - Participaram da reunião os deputados Eduardo Hermeto (PFL), presidente da Comissão; Eduardo Brandão (PL), vice-presidente; Doutor Viana (PMDB), relator; Edson Rezende (PT); Fábio Avelar; e Hely Tarqüinio (PSDB).

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - 31 - 3290 7715