"Lixão" de Ribeirão das Neves é tema de debate

A situação do "lixão" de Justinópolis, bem como da coleta de lixo e do saneamento básico do Município de Ribeirão das...

11/12/2001 - 17:56
 

"Lixão" de Ribeirão das Neves é tema de debate

A situação do "lixão" de Justinópolis, bem como da coleta de lixo e do saneamento básico do Município de Ribeirão das Neves e de toda a região, foi o tema discutido em audiência pública nesta terça-feira (20/11/2001) pela Comissão de Meio Ambiente e Recursos Naturais. A deputada Maria José Haueisen (PT), autora do requerimento que motivou a reunião, lamentou a situação de desconforto em que vive a população de Ribeirão das Neves, devido aos lixões. Segundo a deputada, preservar o meio ambiente significa preservar o próprio bem-estar. "Cabe ao Poder Público trabalhar para que o lixo tenha um tratamento especial. O lixo que sai da nossa casa não pode voltar a ela por meio de doenças", afirmou.

A poluição visual, do ar e do solo causadas pelo "lixão" foram as questões ressaltadas pela coordenadora do Movimento Pró-Meio Ambiente de Justinópolis, Maria José Viana da Silva. Segundo ela, o "lixão" que foi transferido para Justinópolis há quatro anos, sem que a população fosse consultada, é o maior causador de poluição nos bairros e nas escolas próximos. Outro coordenador do Movimento e médico do município, Getúlio Ferreira, falou do aumento do número de pessoas com doenças respiratórias e de pele. Ele denunciou que 50% das casas em Ribeirão das Neves não possuem esgoto e que o "lixão", transferido sem licença para as margens do ribeirão das Neves, polui águas usadas na irrigação de verduras.

Lourival Araújo Andrade, que também é coordenador do Movimento Pró-Meio Ambiente de Justinópolis, sugeriu à Comissão que realizasse visitas técnicas antes das audiências públicas para que as reuniões fossem mais proveitosas. Ele ressaltou, também, a necessidade da presença de autoridades da Região Metropolitana de Belo Horizonte para discutir sobre os problemas dos lixões.

Entre os problemas enfrentados pelos municípios, o vereador da Câmara Municipal de Ribeirão das Neves, Vicente Mendonça, destacou a dificuldade encontrada para se legislar no âmbito municipal e lamentou a falta de transparência na administração atual da cidade.

Requerimentos - Durante a reunião, foram aprovados dois requerimentos. O primeiro, do deputado Fábio Avelar (PTB), requer a realização de audiência pública no Município de Confins, para dar prosseguimento aos trabalhos de reunião já realizada no mês de agosto de 2001 pela Comissão. O segundo, do deputado Eduardo Brandão (PL), solicita a realização de audiência pública em Ribeirão das Neves para discutir a questão do transtorno causado pelos lixões no município e região, bem como debater a questão da contratação de empresa para a coleta de lixo sem licitação, além de outros aspectos ambientalistas.

Presenças - Participaram da reunião os deputados José Milton (PL) - presidente da Comissão, Fábio Avelar (PTB), Maria José Haueisen (PT) - autora do requerimento que motivou a reunião, Eduardo Brandão (PL), coordenadores do Movimento Pró-Meio Ambiente de Justinópolis, os vereadores do município, Vicente Mendonça e José Ordelas; e moradores de Ribeirão das Neves .

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - 31 - 3290 7715