Deterioração da BR-040 é tema de audiência em Sete Lagoas

O estado de deterioração da BR-040, no trecho que liga Sete Lagoas a Belo Horizonte, foi o tema da audiência pública ...

11/12/2001 - 17:56
 

Deterioração da BR-040 é tema de audiência em Sete Lagoas

O estado de deterioração da BR-040, no trecho que liga Sete Lagoas a Belo Horizonte, foi o tema da audiência pública da Comissão de Transporte, Comunicação e Obras Públicas realizada, nesta quinta-feira (8/11/2001), em Sete Lagoas. "Existem grandes suspeitas de irregularidade no projeto ou na execução da obra", afirmou o deputado Arlen Santiago (PTB), presidente da Comissão, e autor do requerimento que deu origem à reunião. Segundo ele, o trecho já apresenta vários problemas, sendo que a obra de duplicação foi concluída há menos de cinco anos. "É um grave desvio de recursos públicos", denunciou.

O DNER justificou, na reunião, as precárias condições da estrada alegando excesso de carga e falta de balança no local. Segundo o órgão, alguns dos principais fatores que complicaram a situação da estrada, desde aquela época, foram a paralisação da obra de duplicação por 10 meses, a falta de recursos e de conservação do asfalto. O deputado Doutor Viana (PMDB) também criticou, assim como o presidente da Comissão, a péssima conservação da BR-040 e informou que a Assembléia continuará cobrando soluções para o problema. Ele afirmou não estar satisfeito com as explicações dadas. Já o deputado Sávio Souza Cruz (PMDB) falou da necessidade de restauração do transporte rodoviário no Estado.

Segundo o deputado Arlen Santiago, o DNER (Departamento Nacional de Estradas de Rodagem), depois que recebeu o comunicado de realização da reunião em Sete Lagoas, há cerca de uma semana, realizou operação tapa-buracos no local. Santiago e Doutor Viana informaram, ainda, que foi feita uma licitação pelo DNER para vistoriar e fiscalizar a BR-040, no valor de R$ 1,7 milhão. "Será mais dinheiro jogado fora. Em primeiro lugar, é preciso recapear o local para impedir acidentes", salientou Viana. "É preciso saber quais empresas estão sendo favorecidas com esses recursos", completou Arlen Santiago.

INTERAÇÃO COM DEPUTADOS FEDERAIS É DESTACADA

O deputado Arlen Santiago enfatizou, na reunião, a importância da interação com o deputado federal Márcio Reinaldo Moreira na alocação de recursos para as estradas mineiras. Uma boa informação, segundo o parlamentar estadual, é a conclusão do projeto de duplicação da BR-040 no trecho que liga Sete Lagoas a Curvelo. A obra é esperada há quatro anos e resulta da parceria com deputados federais. Márcio Reinaldo Moreira disse que a bancada mineira na Câmara dos Deputados apresentou emenda a fim de liberar R$ 100 milhões para as estradas do Estado, sendo parte do valor para a melhoria da BR-040. Arlen Santiago informou, por outro lado, que teria sido incluída emenda no Orçamento da União para 2002 que cancela verbas para restauração de todas as estradas federais mineiras, transferindo os recursos para Alagoas e Piauí.

Presenças - Participaram da reunião os deputados Arlen Santiago (PTB), presidente; Doutor Viana (PMDB) e Sávio Souza Cruz (PMDB), além do deputado federal Márcio Reinaldo Moreira; do promotor Paulo César Ferreira Silva, representando o procurador-geral de Justiça, Nedens Ulisses Freire Vieira; do representante do DNER (Departamento Nacional de Estradas de Rodagem) de Sete Lagoas, Tarcísio Cardoso; do engenheiro Márcio Lana, prestador de serviços para o DNER; do engenheiro do Crea/MG, Enil Augusto Lopes; e de Leomar Fagundes de Azevedo, representando o diretor-geral do DER (Departamento de Estradas de Rodagem), Maurício Guedes de Melo.

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - 31 - 3290 7715