Construção de Planetário será discutida na Assembléia

A construção do primeiro planetário de Minas Gerais, em Belo Horizonte, será o tema de audiência pública...

11/12/2001 - 17:57
 

Construção de Planetário será discutida na Assembléia

A construção do primeiro planetário de Minas Gerais, em Belo Horizonte, será o tema da audiência pública "O Planetário de Belo Horizonte - Centro de Ensino e Divulgação da Astronomia e Ciências Afins", na próxima segunda-feira (22/10/2001), a partir das 14 horas, no Plenário da Assembléia Legislativa. A audiência, que visa conseguir apoio político, governamental e empresarial para a construção do planetário, foi requerida pelo deputado Márcio Cunha (PMDB) e será realizada pelas Comissões de Turismo, Indústria e Comércio; de Educação, Ciência e Tecnologia e de Meio Ambiente e Recursos Naturais.

O evento contará com palestras do reitor da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Francisco César de Sá Barreto, do presidente da Associação Brasileira de Planetários (ABP), Órmis Durval Rossi, de representante da empresa Carl Zeiss, fabricante alemã de planetários, e do coordenador do projeto da UFMG, professor Renato Las Casas. Ao mesmo tempo em que acontecerá a audiência, professores do Departamento de Física da UFMG vão orientar o público em um laboratório interativo de Física, com experimentos e até um "disco voador".

Ainda durante a audiência, professores e técnicos do Observatório da Serra da Piedade estarão monitorando, no Hall das Bandeiras e na Praça Carlos Chagas, a utilização de 15 telescópios para a observação de aglomerados estrelares como M7 e M8, da constelação de Escorpião, da Lua e de Marte. A UFMG também apresentará quatro aulas multimídia sobre "As leis do Universo". Na Praça da Assembléia, uma banda com componentes do Uakti tocará para o público e Ronald Claver fará performances poéticas. No encerramento da audiência, previsto para as 17 horas, haverá apresentação do Coral Ars Nova.

Os interessados poderão visitar, a partir das 9 horas, no Espaço Político-Cultural da Assembléia, duas réplicas de planetários do Museu de Astronomia do Rio de Janeiro, os planetários móveis. A participação do público no evento confirmará a importância de um planetário para o Estado, contribuindo para a educação e o desenvolvimento científico e tecnológico dos mineiros.

Convidados para a audiência pública:

Senador Arlindo Porto (PTB/MG); deputado federal Ronaldo Vasconcellos (PL); presidente da Associação Brasileira de Planetários (ABP), Órmis Durval Rossi; presidente do Sinduscon, Teodomiro Diniz Camargos; técnico da Carl Zeiss, indústria alemã de planetários, Luiz Sampaio; assistente especial da Secretaria de Estado da Ciências e Tecnologia, Antônio Orlando Macedo Ferreira; vice-prefeito de Belo Horizonte, Fernando Pimentel ; e representantes da Fiemg, do Sicepot e da Fapemig.

A CONFIRMAR: secretário de Estado de Governo, Henrique Hargreaves

Professores da UFMG convidados:

Ana Lúcia de Almeida Gazzola e Maria Cecília, vice-reitoras da UFMG; Renato Las Casas, do Centro de Estudos Astronômicos da UFMG; Beatriz Alvarenga Álvarez; Antônio Sérgio Teixeira Pires; Elmo Salomão, Carlos Heitor D Ávilla Fonseca e Eduardo Valadares, do Departamento de Física da UFMG e Joel Campolina - Arquiteto responsável pelo projeto do Planetário de BH.

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - 31 - 3290 7715