Técnico defende incentivo à piscicultura no Jequitinhonha

"A piscicultura é a atividade que mais cresce em Minas Gerais". Esta afirmação é do coordenador técnico da Emater, Di...

11/12/2001 - 17:57
 

Técnico defende incentivo à piscicultura no Jequitinhonha

"A piscicultura é a atividade que mais cresce em Minas Gerais". Esta afirmação é do coordenador técnico da Emater, Dirceu Alves Ferreira, que participou, nesta terça-feira (16/10/2001), de audiência pública da Comissão de Assuntos Municipais e Regionalização, para discutir a piscicultura semi-desativada do Vale do Jequitinhonha. Segundo Ferreira, 14 mil piscicultores são atendidos pela Emater e há, no Estado, cerca de 500 "pesque e pague". "É preciso que o governo incentive a produção de peixes", defendeu. O coordenador representou, na reunião, o presidente da Emater, Antônio Lima Bandeira.

Norma Dulce de Campos, bióloga do Departamento de Meio Ambiente da Cemig, falou dos treinamentos oferecidos pela companhia aos criadores de peixes. Segundo ela, os treinamentos acontecem normalmente em janeiro, temporada de alta produção de peixes, no período de uma semana, nas usinas de Itutinga, de Três Marias e de Volta Grande (próxima ao município de Uberaba). "Temos condições de oferecer cursos aos piscicultores que desejarem", afirmou a bióloga à Comissão.

O deputado Dimas Rodrigues (PMDB), autor do requerimento que solicitou a reunião, ressaltou que a piscicultura é fundamental para o Vale do Jequitinhonha e demais regiões do Estado, além de criticar a falta de recursos para o desenvolvimento da atividade nesses locais. "Acreditamos na reativação da piscicultura no Jequitinhonha", afirmou. Os deputados Dimas Rodrigues, presidente da Comissão; Ailton Vilela (PTB) e Ambrósio Pinto (PTB) lamentaram a ausência da maioria dos convidados à reunião. Entre eles, representantes de associações de municípios, da Codevasf (Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco) - que justificou a ausência - e do Banco do Nordeste do Brasil.

Requerimento - A Comissão aprovou, ainda, requerimento do deputado Dimas Rodrigues (PMDB), solicitando que o Instituto de Terras do Estado de Minas Gerais (Iter) exija das empresas, quando da renovação dos contratos de plantação e exploração de eucaliptos na região do Vale do Jequitinhonha, o oferecimento de condições estruturais de reassentamento dos lavradores locais.

Presenças - Participaram da reunião os deputados Dimas Rodrigues (PMDB), presidente da Comissão; Ailton Vilela (PTB), vice-presidente; e Ambrósio Pinto (PTB), entre outros convidados.

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - 31 - 3290 7715