Assembléia homenageia Cônego Lafayette

A Assembléia Legislativa realizou, nesta quarta-feira (19/9/2001), reunião especial em comemoração da abertura do pro...

11/12/2001 - 17:57
 

Assembléia homenageia Cônego Lafayette

A Assembléia Legislativa realizou, nesta quarta-feira (19/9/2001), reunião especial em comemoração da abertura do processo de canonização do Cônego Lafayette da Costa Coelho, no seu 40º aniversário de falecimento. O deputado Durval Ângelo (PT) foi autor do requerimento que originou a reunião, presidida pelo deputado Olinto Godinho (PTB), 3º-vice-presidente da Assembléia. Durante a solenidade, autoridades políticas e religiosas defenderam a canonização do Cônego. O bispo diocesano de Guanhães e administrador apostólico de Governador Valadares, Dom Emanuel Messias de Oliveira, recebeu de Olinto Godinho uma placa alusiva à homenagem.

Olinto Godinho falou das atividades religiosas do ex-pároco da cidade de Santa Maria do Suaçuí e da importância de sua canonização para o povo mineiro. A trajetória de vida religiosa de Lafayette da Costa Coelho, o "servo de Deus", também foi abordada pelos demais oradores. O deputado Durval Ângelo comentou a origem da vocação religiosa do homenageado, que segundo ele, vem de família. "Em todos os fatos marcantes que construíram a história da cidade de Santa Maria do Suaçuí e da Diocese de Guanhães, está presente a atuação do Cônego", afirmou. A devoção da população do centro-nordeste do Estado pelo Cônego foi lembrada pelo deputado Márcio Cunha.

De acordo com o membro da Comissão Histórica da Causa de Beatificação, Inocêncio Duarte de Oliveira, o Cônego atuou por 44 anos como padre, na cidade, contribuindo para a formação de vários paroquianos. Segundo ele, Lafayette aproximou-se de questões políticas, levando idéias até o Legislativo Mineiro.

O ataque terrorista aos Estados Unidos, na semana passada, foi comentado pelo Cardeal Arcebispo Metropolitano de Belo Horizonte, Dom Serafim Fernandes de Araújo e pelo Postulador da Causa de Beatificação do Cônego Lafayette, Padre Ismar Dias de Matos. Eles falaram da necessidade do mundo repensar os valores de riqueza e fraternidade através de princípios éticos. "O mundo precisa mais do que nunca de uma ética universal de responsabilidade", afirmou Padre Ismar.

Presenças - Também participaram da reunião o pároco de Santa Maria de Suaçuí, Padre Luiz Barroso; o tenente capelão Álvaro Fernando; o desembargador do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, Berlardino Godinho e representando os prefeitos da região, o prefeito de Santa Maria de Suaçuí, Rodolfo Lima.

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - 31 - 3290 7715