Começou a tramitar, nesta terça-feira (2/10/2001), o
Projeto de Resolução (PRE) 1.803/2001, da Mesa da Assembléia, que dispõe
sobre a criação e implementação do Sistema Integrado de Administração
Financeira da Assembléia Legislativa do Estado de Minas Gerais, o
Siafi-Assembléia. O projeto define o prazo de 45 dias para que a
Assembléia promova os procedimentos necessários para a criação do Sistema,
que será implementado a partir do primeiro dia do exercício financeiro
seguinte ao da publicação da resolução. O objetivo, segundo o projeto, é
promover a simplificação e racionalização da gestão orçamentária e
financeira das contas da Secretaria da Assembléia; assegurar a
transparência na administração dos recursos financeiros e contribuir para
a maior eficiência no processo de consolidação das contas estaduais. Nesse
sistema serão registrados os dados relativos à execução contábil,
financeira e orçamentária da Assembléia.
O artigo 2º do PRE 1.803/2001 estabelece que será
facultado ao Tribunal de Contas do Estado (TCE) o acesso ao banco de dados
do Siafi-Assembléia, mediante senha personalizada, nos termos do
regulamento. Aos órgãos centrais de contabilidade e planejamento do Estado
será facultado o acesso ao Sistema, mediante senha personalizada, nos
termos do regulamento, segundo prevê o artigo 4º. O artigo 3º estabelece
que a Assembléia vai publicar na sua página na Internet e no Diário
Oficial do Estado o demonstrativo mensal de sua execução orçamentária,
segundo a natureza da despesa, e o Relatório de Gestão Fiscal, a que se
refere a Lei Complementar nº 101/2201 (Lei de Responsabilidade Fiscal). O
artigo 5º prevê a aplicação das disposições, no que couber, ao Instituto
de Previdência dos Legislativo do Estado de Minas Gerais (Iplemg).
Tramitação - O PRE 1.803/2001
será discutido e votado em Plenário, em dois turnos. Os pareceres de 1º
turno serão emitidos pela Comissão de Constituição e Justiça, pela Mesa -
que vai analisar o mérito da proposta -, e pela Comissão de Fiscalização
Financeira e Orçamentária.