Governador recebe relatório da CPI da Saúde

O presidente da Assembléia, deputado Antônio Júlio (PMDB), e os deputados integrantes da CPI da Saúde, Hely Tarqüínio...

19/09/2001 - 19:49

 


Governador recebe relatório da CPI da Saúde

 

O presidente da Assembléia, deputado Antônio Júlio (PMDB), e os deputados integrantes da CPI da Saúde, Hely Tarqüínio (PSDB) - presidente, Edson Rezende (sem partido) - relator, Adelmo Carneiro Leão (PT), Doutor Viana (PMDB) e Marcelo Gonçalves (PDT), além do líder do Governo, deputado Antônio Andrade (PMDB), encontraram-se na tarde desta quarta-feira (19/9/2001) com o governador Itamar Franco, a quem entregaram o relatório final da CPI da Saúde, aprovado na semana passada na Assembléia. O encontro foi no Palácio da Liberdade e o governador Itamar Franco mostrou-se "sensibilizado" com as denúncias constantes do relatório final e disse que o trabalho da CPI é uma "importante contribuição" do Legislativo para a administração estadual. Acompanharam o encontro, também, os secretários de Estado de Governo, Henrique Hargreaves; da Casa Civil, José Pedro Rodrigues; e da Comunicação Social, Luís Márcio Vianna, além do secretário particular do governador, Saulo Moreira, e a Procuradora Geral do Estado, Carmem Lúcia Antunes Rocha.

Entre as recomendações aprovadas no relatório final da Comissão estão a criação da CPI do DNA, para investigar irregularidades na contratação e realização de exames para confirmação de paternidade nos processos judiciais que envolvem pessoas pobres; a instalação da CPI do Hospital de Venda Nova, para apurar problemas na construção do Hospital do Pronto-Socorro de Venda Nova; a realização de auditorias em diversos órgãos; a apuração de responsabilidades de servidores e contratados da Fundação Ezequiel Dias (Funed) na realização de contratos com dispensa e inexigibilidade de licitação; o afastamento de servidores e rescisão de contratos. O relator da CPI, deputado Edson Rezende (sem partido), ressaltou que o Poder Legislativo fez as investigações, está oferecendo vários indícios, e que caberá aos órgãos competentes tomar providências quanto a possíveis irregularidades.

NOVAS CPIs PARA INVESTIGAR IRREGULARIDADES

A CPI da Saúde apresenta uma série de recomendações aos Poderes Executivo e Judiciário, ao Tribunal de Contas (TCE), ao Ministério Público Estadual, ao Ministério Público Federal, ao Ministério da Saúde, à Agência Nacional de Vigilância Sanitária e à Secretaria da Receita Federal, em Brasília, para correção das irregularidades constatadas. O relatório destaca, por exemplo, que o atual superintendente-geral da Funed, Tarcísio Campos Ribeiro, ocupa o cargo por designação do governador, expedindo atos, assumindo obrigações e respondendo pela entidade como representante legal sem que seu nome tenha sido previamente aprovado pela Assembléia, conforme estabelece o artigo 62, inciso XXIII , alínea "d" da Constituição Estadual. A CPI recomenda ao Executivo que encaminhe o nome para apreciação da Assembléia, para cumprimento do preceito constitucional.

HISTÓRICO DA CPI DA SAÚDE

A Comissão Parlamentar de Inquérito foi criada para apurar denúncias formuladas pelo deputado Adelmo Carneiro Leão (PT), ex-secretário de Estado da Saúde, sobre corrupção naquela Secretaria. As denúncias abrangem desde a emissão de notas falsas até o superfaturamento na Fundação Ezequiel Dias (Funed), além da terceirização desnecessária para lavagem de roupas da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig).

Os trabalhos da CPI começaram em julho de 2000, mas o prazo de funcionamento da Comissão, previsto para 120 dias, foi prorrogado devido à necessidade de aprofundamento das investigações. A CPI realizou 33 reuniões, quando foram colhidos depoimentos e aprovados requerimentos. Os deputados analisaram 18.486 páginas de documentos encaminhados à CPI, aprovaram 143 requerimentos e ouviram 56 pessoas. O relatório final tem 1.242 páginas, incluindo os documentos anexados. Foram realizadas, ainda, três visitas, sendo duas à Funed e uma ao Hospital de Venda Nova, além de visitas feitas por técnicos da Assembléia às Secretarias de Estado da Fazenda e do Planejamento e Coordenação Geral e à Coordenação do Reforsus, em Brasília, para análise de documentos.

 

 

 

 

 

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - 31-32907715