Alemg promove encontro para discutir produção de ardósia

A cidade de Papagaios sediou, na semana passada, de quarta a sexta-feira (5 a 7/9/2001), o "Encontro Cultural da Prov...

11/09/2001 - 09:09


 Alemg promove encontro para discutir produção de ardósia

 

A cidade de Papagaios sediou, na semana passada, de quarta a sexta-feira (5 a 7/9/2001), o "Encontro Cultural da Província de Ardósia de Minas Gerais", que teve como objetivo discutir com o empresariado, os setores públicos e as comunidades envolvidas, propostas e ações voltadas para o desenvolvimento econômico de vários municípios do Centro-Oeste do Estado. Caetanópolis, Pompéu, Felixlândia, Martinho Campos, Paraopeba, Curvelo, Leandro Ferreira e Papagaios compõe a chamada "Província de Ardósia de Minas Gerais", responsável por 90% da produção nacional. A região detém as maiores reservas do mineral, produzindo 7,6 bilhões de toneladas/ano, e tem reservas para mais de 15 mil anos de extração sendo 60% desse total no município de Papagaios. A arrecadação alcançada com as exportações do produto no ano passado renderam aos municípios da região cerca de US$27 milhões. O evento teve a promoção conjunta da Assembléia Legislativa de Minas Gerais, das Associações Comercial e Industrial de Papagaios e dos Mineradores de Ardósia de Minas Gerais, além da Prefeitura daquele município.

Na abertura dos trabalhos, o presidente da Assembléia, deputado Antônio Júlio (PMDB) destacou a intenção de dar continuidade à interiorização das atividades do Legislativo. O presidente salientou a importância de se criar formas para aumentar e facilitar a exportação da ardósia. Mário Figueiras, presidente da Associação de Mineradoras de Ardósia de Minas Gerais, acredita que ainda este ano haja um aumento real de 30% na produção, o que poderá render uma arrecadação de US$ 30 milhões.

Desenvolvimento regional - O encontro foi o primeiro de uma série de eventos que a Assembléia irá promover em várias regiões do Estado para discutir propostas e ações voltadas para o desenvolvimento econômico e regional. O principal objetivo é detectar as potencialidades comuns a determinados grupos de municípios e a promoção de novos benefícios decorrentes dessa atividade que trarão, a curto prazo, geração de empregos e melhoria dos índices sociais. Marcelo Nassif, diretor de desenvolvimento Mineral da Comig, disse que "para o aumento das exportações o produto tem que estar apto a concorrer, em termos de qualidade, com outros produtores mundiais, daí a importância de se detectar as potencialidades técnicas e humanas da região".

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - 31-32907715