Alemg comemora centenário de nascimento de Pedro Aleixo

O Plenário da Assembléia realizou Reunião Especial, nesta quinta-feira (2/8/2001), em comemoração ao centenário de na...

03/08/2001 - 09:21


 Alemg comemora centenário de nascimento de Pedro Aleixo

 

O Plenário da Assembléia realizou Reunião Especial, nesta quinta-feira (2/8/2001), em comemoração ao centenário de nascimento de Pedro Aleixo. O evento foi requerido pelo deputado Bilac Pinto (PFL) e contou com a presença de autoridades, parentes, amigos do homenageado, além da diretora, professores e alunos da Escola Estadual Pedro Aleixo. O deputado Wanderley Ávila (PPS), 2º-secretário, que presidiu a reunião, falou do reconhecimento do Legislativo ao político, advogado, jornalista, escritor e acadêmico. Ele citou trechos de autoria de Aleixo que refletem seu pensamento político e social. O "Manifesto dos Mineiros", de 1943, subscrito por Pedro Aleixo, também foi citado por Wanderley Ávila.

O padre José Carlos Brandi Aleixo, filho do homenageado, falou em nome da família, comentando a trajetória política e a passagem pela Assembléia Legislativa. "Pedro Aleixo faz parte da história desta Casa", lembrou. Ele disse, ainda, que uma das características mais marcantes de seu pai era a preocupação, sobretudo, com a infância desamparada. A posição de Pedro Aleixo contra o Ato Institucional nº 5 (AI-5), sua amizade com Milton Campos, bem como a fundação da UDN, foram outros pontos abordados por padre José Carlos.

A trajetória de vida do político fez parte do discurso do deputado Bilac Pinto (PFL). Segundo o autor do requerimento que motivou a homenagem, Aleixo reagiu com ponderação aos golpes de Getúlio Vargas, em 1937, e dos militares, em 1969. "Nesse momento de transição pelo qual passam as instituições, devemos seguir seu exemplo e nos inspirar nas suas lições", disse Bilac Pinto. Ele encerrou seu pronunciamento dizendo que "Minas Gerais não se esquece dos homens que servem a ela". O secretário de Estado da Cultura, Ângelo Oswaldo, destacou o poder de liderança de Pedro Aleixo. "Ele esteve presente em momentos de grandes crises no País. É um líder", afirmou.

Nascido em agosto de 1901 no distrito marianense de São Sebastião (atual Bandeirantes), Pedro Aleixo foi um dos fundadores e professores da Faculdade Mineira de Direito, hoje incorporada à PUC-MG. Juntamente com Álvaro Mendes Pimentel e Juscelino Barbosa, fundou, em 1927, o jornal "O Estado de Minas" e "Correio do Dia". Pedro Aleixo morreu em 3 de março de 1975. Entre os convidados presentes, vários deputados compareceram ao Plenário, prestigiando a cerimônia.

Mesa - Compuseram a Mesa dos trabalhos, além dos deputados Wanderley Ávila (PPS), 2º-secretário, e Bilac Pinto (PFL); secretário de Estado da Cultura, Ângelo Oswaldo, representando o governador Itamar Franco; 1º-vice-presidente do Tribunal de Justiça, Rubens Xavier Ferreira, representando o presidente do tribunal; ex-governador Rondon Pacheco; o chefe de gabinete da Prefeitura de Belo Horizonte, Paulo Lott, representando o prefeito Célio de Castro; o presidente do Tribunal de Contas, José Ferraz; representante do comandante da 4ª Região Militar e da 4ª Divisão do Exército, tenente-coronel Nélio Rodrigues; e o padre José Carlos Brandi Aleixo.

 

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - 31-32907715