Cipe do Rio Doce é reaberta e marca o início dos trabalhos

Em reunião, nesta segunda-feira (7/5/2001), deputados das Assembléias Legislativas de Minas e do Espírito Santo defin...

08/05/2001 - 10:18

alinfor.gif (4077 bytes)



 

Cipe do Rio Doce é reaberta e marca o início dos trabalhos

Em reunião, nesta segunda-feira (7/5/2001), deputados das Assembléias Legislativas de Minas e do Espírito Santo definiram a nova mesa diretora e a programação das reuniões de visita técnica da Comissão Interestadual Parlamentar de Estudos para o Desenvolvimento Sustentável da Bacia do Rio Doce (Cipe-Rio Doce). O presidente Antônio Júlio (PMDB) reabriu a Cipe, que teve seus trabalhos suspensos em julho do ano passado devido às eleições, das quais alguns membros, dentre eles o relator, deputado Eval Galazi (PFL/ES), participaram.

O prefeito de Ipatinga, Chico Ferramenta (PT), falou sobre a implantação do Sistema de Tratamento de Esgoto na cidade. Segundo ele, Ipatinga terá todo o esgoto coletado e tratado até abril de 2002, graças às parcerias realizadas entre a prefeitura de Ipatinga e a Copasa, o Governo Federal, o Banco de Desenvolvimento do Estado - por meio do Somma -, e a Usiminas. O prefeito considerou fundamental o incentivo, já que o investimento nesse sentido pode trazer diversos retornos às cidades.

A objetivo da Cipe, segundo o deputado Eval Galazi, é viabilizar o aumento do volume de água do Rio Doce, com mecanismos que retenham a água e reservas estratégicas. Ele lembrou que o tratamento da água é de responsabilidade do Executivo. O deputado capixaba criticou as Câmaras Municipais, que já deveriam ter realizado um trabalho de orientação e conscientização.

Para ocupar o cargo de presidente da Cipe, o deputado Antônio Júlio indicou o deputado Agostinho Silveira (PL), que assumiu, assim, as atribuições do presidente, estabelecidas no Regimento Interno da Assembléia. Os deputados presentes na reunião elegeram, para ocupar o cargo de 1º-secretário, o deputado Ivo José (PT), e o deputado Eval Galazi, para o de relator da Comissão. Os cargos de vice-presidente e 2º-secretário ficaram em aberto, sendo que um deles será ocupado pelo deputado Gilson Amaro (PFL/ES).

A Cipe fará reunião de visita técnica, no dia 24 de maio, a Caratinga, e, no dia 25 do mesmo mês, a Governador Valadares. No dia 5 de junho, será lançado o Comitê da Bacia do Rio Doce. As reuniões serão em Colatina, no dia 2 de julho; em Ponte Nova, no dia 13 de agosto; e em Ganhães, no dia 27 de agosto. De 2 a 6 de setembro, haverá o "4º Diálogo das Águas", em Foz do Iguaçu. A reunião em Belo Horizonte será no dia 28 de setembro. A Cipe apresentará o relatório parcial das suas atividades em Vitória, no dia 19 de outubro.

PRESENÇAS: Participaram da reunião os deputados Antônio Júlio (PMDB); Ivo José (PT); Agostinho Silveira (PL); José Henrique (PMDB); Mauro Lobo (PSDB); Sebastião Costa (PFL); Eval Galazi (PFL/ES); e Gilson Amaro (PFL/ES); além do prefeito de Ipatinga, Chico Ferramenta (PT); o secretário de Serviços Urbanos e Meio Ambiente, Vicente Costa; e o coordenador do escritório da Bacia do Rio Doce, Marco Antônio Fernandez.

 

 

 

 

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - 31-32907715