Trajetória da mulher é destacada em Reunião Especial

Com a presença de representantes de diversas entidades ligadas à mulher, o Plenário da Assembléia mineira prestou, ne...

09/03/2001 - 14:25

alinfor.gif (4077 bytes)



 

Trajetória da mulher é destacada em Reunião Especial

Com a presença de representantes de diversas entidades ligadas à mulher, o Plenário da Assembléia mineira prestou, nesta quinta-feira (08/03/2001), sua homenagem ao Dia Internacional da Mulher. A Reunião Especial foi marcada, também, pela entrega de placas comemorativas a 12 agraciadas pelas quatro deputadas da atual legislatura. A deputada Elaine Matozinhos (PSB), autora do requerimento de realização da Reunião Especial, lembrou os "caminhos da luta feminina pela cidadania e igualdade". Segundo ela, o evento serve para "nos lembrar que direitos não se adquirem sem esforço, e também que a existência de leis não implica, necessariamente, a correspondente alteração dos costumes no corpo social". A deputada Maria Olívia (PSDB) ressaltou que a Assembléia mantém a tradição de homenagem nesta data, elogiou a presença dos homens em Plenário e incentivou as mulheres a se filiarem aos partidos políticos.

Queimadas na fábrica - O presidente Antônio Júlio (PMDB) destacou a crescente importância da participação da mulher no mundo atual, em todos os ramos de atuação. "Sem a solidariedade feminina, as alegrias e as dores teriam para nós, homens, outra dimensão", comentou. A deputada Elaine Matozinhos lembrou, ainda, a origem desta comemoração, instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1975. A instituição da data, lembrou a parlamentar, "tem seus antecedentes no Dia das Mulheres norte-americano, que assinalava o assassinato, em 1857, de 129 operárias de Nova Iorque, queimadas no interior da fábrica de tecelagem em que trabalhavam, em função de terem realizado uma greve cujo objetivo seria a redução da jornada de trabalho de 14 para 10 horas diárias, bem como a concessão de licença-maternidade".

As deputadas Elbe Brandão (PSDB) e Maria José Haueisen (PT) também usaram a Tribuna para falar sobre a data. Elbe Brandão ressaltou a necessidade de consolidação de políticas públicas, bem como sua execução, e destacou a luta pelos direitos humanos, que ultrapassa o "ser mulher". A deputada Maria José Haueisen afirmou que a homenagem é um momento também de conscientização, com a apresentação de exemplos de luta, dignidade, vida e conquista. Ela fez referência, ainda, às trabalhadoras rurais presentes no Plenário - carentes dos direitos sociais e muitas vezes penalizadas por não terem nem mesmo carteira assinada.

As mulheres homenageadas foram as seguintes:

* Prefeita de Minas Novas, Telma Blandina Wenceslau; a presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Panificação de Belo Horizonte, Contagem e região, Maria Lúcia Alves Dias; a diretora-executiva da Comunidade Batista Shalom Internacional, Sandra Terezinha de Mello Rocha (placas entregues pela deputada Elaine Matozinhos)

* Pedrelina Alcântara de França, artesã de Gorutubana; Geni Maria Gonçalves, servente de limpeza da Assembléia mineira; a ouvidora de Polícia do Estado de Minas, Maria do Rosário Caiafa (placas entregues pela deputada Elbe Brandão)

* Elguita Starick Wnuk, vereadora em Teófilo Otoni; a prefeita de Araçuaí, Maria do Carmo Ferreira da Silva; e a juíza da Vara da Infância e da Juventude de Teófilo Otoni, Reneuda de Alencar Bezerra Moreira (placas entregues pela deputada Maria José Haueisen)

* Prefeita de Santo Antônio do Amparo, Abigail Leite Valadão Andrade; Maria Bernadete Guimarães, ex-vereadora em São Lourenço; e a líder comunitária de Dores do Indaiá Doracy Fiúza de Assis (placas entregues pela deputada Maria Olívia - à exceção de Abigail Andrade, que não pôde comparecer ao evento).

Presenças - Ao final da Reunião Especial, Sueli Constâncio recitou poema para marcar a homenagem. Compuseram a Mesa dos trabalhos, além do presidente Antônio Júlio (PMDB) e das deputadas Elaine Matozinhos (PSB), Elbe Brandão (PSDB), Maria José Haueisen (PT) e Maria Olívia (PSDB), os seguintes convidados: delegada Noemy Barros Guimarães Bernardes, chefe da Divisão de Polícia Especializada de Mulheres, representando a Polícia Civil; tenente-coronel Luciene Magalhães Albuquerque, representando a Polícia Militar; Umbelina Lopes, defensora pública da Delegacia de Mulheres; e deputados Nico Baracat, 1º-vice-presidente da Assembléia Legislativa de Mato Grosso, e J. Barreto.

 

 

 

Responsável pela informação: Fabiana Oliveira- ACS - 31-2907715