Comissão discute combate a gafanhoto no Norte de Minas

A Comissão de Política Agropecuária e Agroindustrial da Assembléia Legislativa ouviu, nesta terça-feira (19/12/2000),...

19/12/2000 - 20:02

alinfor.gif (4077 bytes)



Comissão discute combate a gafanhoto no Norte de Minas

A Comissão de Política Agropecuária e Agroindustrial da Assembléia Legislativa ouviu, nesta terça-feira (19/12/2000), representantes dos produtores do Norte de Minas e do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA). O objetivo da Comissão é discutir ações de combate à infestação de gafanhotos no Norte do Estado. O deputado Dimas Rodrigues (PMDB), presidente da Comissão e autor do requerimento que pediu a audiência pública sobre o assunto, disse que está assustado com o grande número de pragas que estão dificultando a vida dos agricultores.

A representante do IMA, Dalza Gomes da Silva, falou sobre a campanha promovida pelo Instituto de combate ao gafanhoto no Norte de Minas. Segundo ela, o primeiro foco epidêmico da praga na região data de 1971, e, a partir daí, as espécies se espalharam e hoje atingem 22 municípios. Ela destacou que, desde 1994, o IMA tem distribuído agrotóxicos aos produtores, mas a medida não tem surtido o efeito desejado. Dalza reivindicou a necessidade de uma pesquisa ampla para identificar as espécies e facilitar o combate. "É importante que haja um envolvimento das instituições governamentais e a conscientização dos produtores no combate às pragas", afirmou. Ela ressaltou, ainda, que o IMA é um órgão de fiscalização e não de pesquisa, e, por isso, precisam de apoio do governo na liberação de verbas para a aprovação de projetos dos pesquisadores de Minas.

A representante do IMA foi questionada pelos deputados a respeito dos recursos utilizados no combate às pragas, que, segundo ela, vêm através do Ministério da Agricultura. O presidente do Sindicado dos Produtores Rurais de Monte Azul, Elvino Custódio dos Santos, lamentou a situação que os agricultores estão passando com a infestação das pragas.

O deputado Ailton Vilela (PSDB) falou sobre os obstáculos que a classe agropecuária enfrenta constantemente, tanto financeiros como climáticos, e ressaltou a necessidade de atuação do governo nessas questões. "É preciso que o governo reconheça a participação do agricultor no nosso país", afirmou.

PRESENÇAS

Participaram da reunião os deputados Dimas Rodrigues (PMDB), que a presidiu, e Ailton Vilela (PSDB).

Responsável pela informação: Paula de Oliveira - ACS - 31-32907715