CPI adia tomada de depoimentos

A reunião da CPI da Saúde, nesta quarta-feira (13/12/2000), destinada a ouvir o assessor jurídico da Fundação Ezequie...

13/12/2000 - 20:07
 

alinfor.gif (4077 bytes)

 


 

CPI adia tomada de depoimentos

A reunião da CPI da Saúde, nesta quarta-feira (13/12/2000), destinada a ouvir o assessor jurídico da Fundação Ezequiel Dias (Funed), Paulo Vaz Alkmin, e o representante da Importadora e Exportadora Lubel Ltda., Flávio Lúcio da Cruz Gama, foi suspensa a requerimento do deputado Adelmo Carneiro Leão (PT). Segundo o parlamentar, os documentos solicitados pela Comissão à Funed não foram entregues à assessoria técnica, o que dificultou os trabalhos da CPI, já que a documentação auxiliaria os parlamentares nas perguntas aos depoentes.

O deputado Alberto Bejani (PFL), apesar da solicitação para suspender a reunião, disse que "a equipe da Funed está faltando com respeito à CPI, pois está negando a documentação solicitada". Ele cobrou explicações do atual superintendente da Fundação, Tarcísio Campos Ribeiro, que estava presente no Plenarinho, no momento da reunião. Segundo o superintendente, a documentação não foi em momento algum negada, sendo cumprido o prazo imposto pela CPI para a entrega. "O requerimento da Comissão chegou na Funed no dia 4 de dezembro, com prazo de 10 dias para entrega de todos os papéis, logo o prazo encerra-se amanhã (14/12)", respondeu Tarcísio Campos Ribeiro.

O superintendente disse, ainda, que a Fundação não está negando informações aos parlamentares e muito menos prejudicando os trabalhos da CPI da Saúde. Ele informou que o setor administrativo está tumultuado, tentando juntar toda a documentação, já que os funcionários são poucos e o trabalho está acumulado. Bejani disse que "os funcionários dele (Tarcísio) é que estariam prejudicando os trabalhos da CPI" - referindo-se aos assessores jurídicos Paulo Alkmin e Valéria Maria de Abreu, da Funed.

O deputado questionou o assessor jurídico sobre sua suposta participação no processo de compra do biolarvicida Bactivec, de Cuba. Alkmin informou não ter participado do processo de compra e que nem estava na Funed na ocasião. Bejani desmentiu o assessor, mostrando uma cópia de recebimento do biolarvicida com sua assinatura. Os deputados pediram ao superintendente da Funed a entrega da documentação até sexta-feira (15/12), às 17 horas. Os depoentes foram convocados para prestarem depoimento à CPI na próxima quarta-feira.

PRESENÇAS - Participaram da reunião os deputados Hely Tarqüínio (PSDB) - presidente; Adelmo Carneiro Leão (PT); Alberto Bejani (PFL); Doutor Viana (PDT); Alberto Pinto Coelho (PPB) e Jorge Eduardo de Oliveira (PMDB).

R

esponsável pela informação: Janaina Cunha - ACS - 31-32907715