CPI da Rodoviária ouve diretoria da Adter
A direção e a assessoria jurídica da empresa Administradora de Terminais Rodoviários (Adter) prestaram esclarecimento...
07/12/2000 - 09:10
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CPI da Rodoviária ouve diretoria da Adter A direção e a assessoria jurídica da empresa Administradora de Terminais Rodoviários (Adter) prestaram esclarecimentos sobre o contrato de exploração do Terminal Rodoviário Israel Pinheiro Filho (Tergip), na CPI da Rodoviária, nesta quarta-feira (06/12/2000). A CPI foi formada para apurar denúncias de irregularidades no contrato de exploração da rodoviária de Belo Horizonte. Embora o contrato tenha vencido em junho deste ano, a Adter continua à frente da administração. Com relação ao repasse de verbas para o Estado, o diretor da Adter, Otacílio Magalhães Lage, explicou que a empresa paga ao Departamento de Estradas de Rodagem (DER/MG) parcelas fixas, independente do valor do faturamento. Esse valor pago corresponde a 150 mil unidades de tarifas de embarque (em BH, R$ 0,94). Lage destacou que o valor da tarifa na capital é um dos mais baixos, exemplificando com o caso de Campo Belo, onde o preço da taxa é R$ 1,95. O diretor disse, ainda, que a tarifa de embarque só é cobrada em viagens onde o percurso ultrapassa 50 quilômetros, afirmando que, por isso, cerca de 35% dos usuários do Terminal não geram receita. Sobre uma possível gratuidade no uso dos sanitários, Otacílio Lage disse ser inviável, justificando que o uso dos banheiros não está incluído na tarifa de embarque. Considerando que a despesa com a manutenção é elevada, ele acredita ser justo "pagar pelo serviço, quem o utilizar". Avaliando os objetivos da Adter na administração do Tergip, Lage considerou que a empresa visa, prioritariamente, a maior qualidade no embarque e desembarque de passageiros. Ele comentou, ainda, que, atualmente, o número de usuários do Terminal Rodoviário é decrescente, acreditando que as causas para essa redução são o remanejamento das linhas interestaduais e intermunicipais (fazendo ligações diretas entre cidades), o advento dos transportes alternativos e a facilidade dos carros populares. O deputado Amilcar Martins (PSDB), relator da CPI, pediu o máximo de empenho na humanização dos serviços prestados pela Adter, declarando que o relatório final da Comissão não deve ser meramente denunciativo e sim propositivo, sugerindo mudanças que beneficiem a comunidade. O deputado Doutor Viana (PDT) falou sobre a necessidade de a Adter incentivar o governo a realizar a licitação, para regularizar a situação da empresa que, hoje, se mantém como administradora da rodoviária por um contrato permissionário. PRESENÇAS - Participaram da reunião os deputados Antônio Júlio (PMDB) - presidente, Olinto Godinho (PTB) - vice-presidente, Amilcar Martins (PSDB) - relator, Dalmo Ribeiro Silva (PSD), Doutor Viana (PDT) e Márcio Kangussu (PPS), além dos diretores e assessor jurídico da Adter, Gilberto Andrade Filho, Otacílio Magalhães Lage e João Henrique Café de Souza Novaes, respectivamente.
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