Arcebispo de Uberaba é homenageado pela Assembléia

A Assembléia Legislativa de Minas Gerais realizou reunião especial no Centro de Eventos de Uberaba, na última terça-f...

07/12/2000 - 08:51

alinfor.gif (4077 bytes)



 

Arcebispo de Uberaba é homenageado pela Assembléia

A Assembléia Legislativa de Minas Gerais realizou reunião especial no Centro de Eventos de Uberaba, na última terça-feira (05/12/2000), em homenagem ao arcebispo D. Alexandre Gonçalves do Amaral. A Cerimônia contou com a presença de D. Aluísio Roque Operman, que representou D. Alexandre, e do monsenhor Juvenal Arduíne, que falou em nome do homenageado. O monsenhor Arduíne agradeceu a Assembléia Legislativa pela justa homenagem e pela excelente escolha. "D. Alexandre é um sacerdote otimista nas iniciativas dos movimentos sociais e grande mestre da doutrina de São Tomaz de Aquino" afirmou.

Representando a Assembléia Legislativa de Minas Gerais, estiveram em Uberaba o presidente da Assembléia, deputado Anderson Adauto (PMDB), e o deputado Adelmo Carneiro Leão (PT). Em seu discurso, Anderson Adauto lembrou da exemplar conduta de D. Alexandre pelo sacerdócio, destacando-o como um guardião da fé.

D. Alexandre foi ordenado bispo de Uberaba em 1939 e é ainda hoje o bispo ordenado com a menor idade na Igreja Católica. Foi também o primeiro arcebispo de Uberaba, empossado em 1962, com a transformação da Diocese em Arquidiocese. D. Alexandre Gonçalves do Amaral é o bispo mais idoso do mundo e completou 94 anos de vida no dia 12 de junho. Tem 71 anos de padre e 61 como bispo.

Natural de Oliveira, o bispo destacou-se pelo dom da oratória, extrema dedicação como professor e pela construção do prédio do seminário São José, hoje Centro Pastoral Arquidiocesano. Durante o regime militar, em 1964, o bispo exigiu a soltura de presos políticos pela PM, entre eles padres, chegando a conseguir até a remoção do comandante do 4º Batalhão da Polícia Militar (BPM), na época.

 

 

Responsável pela informação: Juliana Reis- ACS - 31-2907715