TV Assembléia exibe "Revolução de 30", de Silvio Back
A TV Assembléia (canal 11 - cabo) exibe nesta nesta quarta-feira...
05/12/2000 - 09:40
|
|
|
TV Assembléia exibe "Revolução de 30", de Silvio Back A TV Assembléia (canal 11 - cabo) exibe nesta nesta quarta-feira (06/12/2000), às 23 horas, o filme "Revolução de 30", de Sylvio Back, um filme-colagem de documentários e filmes de ficção dos anos 20, com cenas inéditas da Revolução de 1930. O cineasta Sylvio Back participará também, na quinta-feira (07), às 9 horas, no Plenário da Assembléia do Ciclo de Debates "70 anos da Revolução de 30". Atuarão também como debatedores o diretor do Instituto de Ciência Política e Relações Internacionais da Universidade de Brasília, Vamireh Chacon; o professor de Sociologia da UFMG, Otávio Dulci; e o jornalista Hélio Fernandes, da Tribuna da Imprensa (RJ). Filme foi bem recebido pela crítica Segundo o diretor, o filme resulta em "duas horas de estupefação, gargalhadas, esgares inesperados, achados anedóticos e ironias sorrateiras". Em preto-e-branco, o filme é marcado pela excelente restauração fotográfica das imagens e uma bela trilha sonora. O filme, produzido em 1980, tem grande aceitação pela crítica, o que pode ser conferido no fortuna crítica que se segue: "... este filme ("Revolução de 30") se propõe como o portador de uma emoção, de um estado de espírito, que encaminhe o espectador ao exame dos fatos da história da Revolução de 30." - José Carlos Avellar ("Jornal do Brasil", 31.10.80).
"Nas páginas da história oficial tudo parece limpo, estático. Uma fonte da qual se bebem verdades absolutas. O filme ("Revolução de 30"), remexendo a memória esquecida, defende o oposto... (...) Sylvio Back faz com que os sons e as imagens, montados criativamente, sirvam de crítica a si próprios." - Bruno de André (Revista "Visão", 24.11.80).
"Sylvio Back, em "Revolução de 30", construiu um monumento para um país que não tem memória como o nosso." - Orlando Fassoni ( "Folha de S. Paulo", 17.11.80).
"Útil e por vezes agradável, este exaustivo documentário representa outra importante contribuição de Sylvio Back ("A Guerra dos Pelados", "Aleluia,Gretchen") à filmografia brasileira sobre fatos e personagens da nossa história. Inventivo, habilidoso e sério, é um filme que deve ser visto obrigatoriamente." - José Carlos Monteiro ("O Globo", 26.10.80).
"E "Revolução de 30" é essa denúncia de um jogo político autoritário e excludente. Como em toda obra de Back, o presente é explicado e constrangido pela onipresente e asfixiante presença de um passado que se recusa a abandonar a cena. Reside aí a sua importância e significado." - Luiz César Cozzatti ( "Zero Hora", 28.11.80).
"Nossa história em uma aula ágil e divertida." - Luciano Ramos ("Folha de S.Paulo", 19.11.80).
"A utilização do material (de arquivo) retrata com inteligência, vivacidade e sem preconceitos políticos, o Brasil dos anos 20 em movimento: é um espetáculo cinematográfico de duplo alcance. Atende às necessidades nostálgicas dos relativamente poucos que foram contemporâneos dos fatos mostrados, seja como lembrança pessoal ou reminiscência familiar, quanto fornece à grande maioria que nasceu depois uma seqüência visual emocionante também para eles." - Wilson Figueiredo ("Jornal do Brasil", 28.10.80).
"Uma cativante visão do Brasil..." - Lauro Machado Coelho ("Jornal da Tarde", 22.11.80).
Ficha técnica "Revolução de 30" (35mm, pb, 118 min.) Roteiro, pesquisa iconográfica e seleção de filmes: Sylvio Back Consultores de imagens: Carlos Roberto de Souza, Cosme Alves Netto, José Carvalho Motta, Jurandir Noronha, Valencio Xavier, Antonio Jesus Pfeil, Michel do Espírito Santo, Oldemar Blasi e Anita Murakami Comentários (em off): Boris Fausto, Edgard Carone, Paulo Sérgio Pinheiro Pesquisa musical e arquivo fonográfico: Jairo Severiano Montagem e edição: Laércio Silva Som-direto: Miguel Sagatio Arquivos: Cinemateca Brasileira (SP), Cinemateca do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, Cinemateca do Museu Guido Viaro (PR), Arquivo "Edgard Leuenroth" - Unicamp (SP), Fundação José Augusto (RN) e Fundação Getúlio Vargas (RJ) Produção e direção: Sylvio Back.
Sylvio Back está à disposição da imprensa no telefone: 21-522.45.74
Responsável pela informação: Francisco Mendes - ACS - 31-2907715 |
|