Dia da Solidariedade Palestina é comemorado em Plenário

O Dia da Solidariedade Palestina - 29 de novembro - foi comemorado, nesta quinta-feira (30/11/2000), na Assembléia Le...

01/12/2000 - 16:57
 

alinfor.gif (4077 bytes)

 


 

 

Dia da Solidariedade Palestina é comemorado em Plenário

O Dia da Solidariedade Palestina - 29 de novembro - foi comemorado, nesta quinta-feira (30/11/2000), na Assembléia Legislativa, com uma Reunião Especial. O deputado Marcelo Gonçalves (PDT), que presidiu a reunião, falou sobre a necessidade da consolidação do Estado Palestino para que este e Israel possam encontrar a paz. Também estava presente o deputado Rogério Correia (PT), autor do requerimento que deu origem à reunião.

O deputado Rogério Correia disse que a intenção do Dia da Solidariedade Palestina não é a de interferir na vida e na cultura daquele povo, mas lutar para a paz da região. Ele lembrou as batalhas entre Israel e a Palestina e a injustiça sofrida pelo povo árabe. "Israel utiliza todo o seu poder bélico sobre a Palestina, que só pode se defender com pedras", alegou. O deputado também lembrou que o país judeu possui 72% do território destinado para as duas nações - mais do que previsto pela ONU (Organização das Nações Unidas).

Mussa Amer Adeh, embaixador representante da Autoridade Palestina no Brasil, fez seu discurso em árabe e pediu a tradução do representante espiritual da Comunidade Árabe, monsenhor Luiz Avad. Adeh agradeceu o apoio do Estado de Minas Gerais e lembrou que a Palestina continua sofrendo fortes ataques. Ele afirmou que, assim como Jesus Cristo, também palestino, o povo árabe quer paz, justiça e amor - e não vítimas. "Quem defende a paz defende a verdade. Precisamos da vossa solidariedade para devolver o respeito ao nosso povo", finalizou.

O cônsul honorário da República Árabe da Síria e presidente do Corpo Consular de Minas Gerais, Lyeio Cadar, também lembrou das injustiças sofridas pelo povo daquela região. "Pedidos de trégua são feitos, mas Israel é quem tem as armas. Cada pedra atirada por um palestino significa um bombardeio em nossas escolas e hospitais", afirmou. Ele finalizou seu discurso falando sobre a solidariedade mineira aos palestinos e repetiu a frase "Liberdade mesmo que tardia" para os representantes árabes.

Também participaram da reunião o presidente da Federação das Entidades Árabes Brasileiras, Marcelo Antônio dos Santos Ferreira, e o presidente do Lar Druzo do Estado de Minas Gerais, Ncib Suqui. Ao final da reunião, o embaixador Mussa Adeh recebeu dos deputados uma placa e uma réplica do monumento símbolo do Poder Legislativo. Em troca, o embaixador ofereceu aos deputados Rogério Correia (PT) e Marcelo Gonçalves (PDT) um mandil, espécie de manto árabe.

R

esponsável pela informação: Marcela Vilas Boas - ACS - 31-2907715