Assembléia ganha prêmio de Opinião Pública 2000

O Movimento pela Segurança e Vida, lançado e coordenado pela Assembléia Legislativa de Minas Gerais, recebeu o Prêmio...

05/12/2000 - 17:19

alinfor.gif (4077 bytes)



 

Assembléia ganha prêmio de Opinião Pública 2000

O Movimento pela Segurança e Vida, lançado e coordenado pela Assembléia Legislativa de Minas Gerais, recebeu o Prêmio Opinião Pública 2000, instituído pelo Conselho Regional de Profissionais de Relações Públicas - Seção São Paulo (Conrerp). O presidente Anderson Adauto disse que o prêmio "é o reconhecimento público de que a Assembléia está na linha de frente da discussão dos problemas que afligem a sociedade". A solenidade de entrega do prêmio será no dia 4 de dezembro, em São Paulo.

Esta é a terceira vez que a Assembléia de Minas recebe a premiação. Em 1994, o trabalho de comunicação social que estava sendo desenvolvido pelo Legislativo, de aproximação com a sociedade, deu à empresa de consultoria Lélio Fabiano & Associados o Prêmio Opinião Pública. Em 1997, o "Projeto Cidadão Mirim" trouxe para o Legislativo mineiro o prêmio de destaque do ano.

No final de 1999 e durante nove meses, seguindo orientação da Mesa, a Assembléia Legislativa focou suas atividades na promoção de ações em torno do tema da segurança pública. Foram realizados dois ciclos de debates, audiências públicas na capital e no interior, uma teleconferência, e instalada uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para apurar o tráfico de drogas no Estado. Além disso, o Plenário apreciou proposições de lei, entre propostas de emenda à Constituição, projeto de lei complementar e projetos de lei, tratando de questões ligadas, direta ou indiretamente, à segurança pública.

No final do primeiro semestre de 2000, a Assembléia Legislativa lançou o Movimento pela Segurança e Vida, mobilizando os municípios mineiros e mais de 90 entidades da sociedade civil, para discutir as propostas de reversão do quadro de violência que o Estado vem enfrentando. No dia 6 de julho, a Assembléia promoveu o Dia Estadual da Segurança Pública e uma teleconferência, transmitida para todo o Estado, consolidando as propostas encaminhadas por entidades e cidadãos.

No segundo semestre, as ações continuam, com o envolvimento da sociedade na fiscalização do poder público, quando da execução das medidas sugeridas pelo Legislativo para conter a violência em Minas. Está sendo distribuído também, a todas as autoridades do Estado e entidades civis, uma publicação com o resumo das palestras da teleconferência, realizada no Dia Estadual da Segurança Pública, e dois modelos de projetos de lei que poderão ser encaminhados pelas administrações municipais às Câmaras, propondo a criação do Conselho Municipal de Segurança Pública e do Fundo Municipal de Segurança Pública. Até o final do ano, o Legislativo deverá ainda apreciar um pacote de projetos que tratam da segurança pública.

Responsável pela informação: Patrícia Duarte- ACS - 31-32907715