CPI entrega relatório sobre Mauro Lopes ao governador

A CPI do Narcotráfico entregou, nesta sexta-feira (17/11/2000), ao governador Itamar Franco um relatório contendo tod...

17/11/2000 - 18:33

CPI entrega relatório sobre Mauro Lopes ao governador

A CPI do Narcotráfico entregou, nesta sexta-feira (17/11/2000), ao governador Itamar Franco um relatório contendo todas as denúncias contra o secretário de Estado de Segurança Pública, deputado Mauro Lopes, formalizando o pedido de seu afastamento do cargo. O governador disse que encaminhará uma cópia da documentação para o secretário, informando-lhe sobre as acusações, e outro para a procuradora-geral do Estado, Mizabel Derzi, para que seja feita uma análise do relatório.

Mauro Lopes está sendo acusado de comprometer a investigação contra a delegada Maria Aparecida Pinto, de Governador Valadares; de ser o responsável pelo vazamento de uma ação de busca e apreensão na Delegacia de Tóxicos e Entorpecentes; de transferir um detetive para outra comarca por razões meramente políticas; de autorizar a confecção de identidades funcionais que permitem, inclusive, o porte de armas pelo usuário e que foram distribuídas aleatoriamente; e de ter ligações estreitas com Aquiles Caetano, vulgo "Quilinho". Aquiles Caetano já cumpriu pena na penitenciária do Carandiru, em São Paulo, e atualmente responde processo por formação de quadrilha, estelionato e falsificação.

Além dessas acusações, o secretário de Segurança Pública está sendo implicado em um inquérito policial como partícipe em crimes de derrame de carteiras de habilitação falsas, desvio de dinheiro público, compras superfaturadas e incompatibilidade entre seu patrimônio acumulado, inclusive em nome de sua mulher e filhos, e sua renda como servidor público. De acordo com os denunciantes, Mauro Lopes envolveu-se nesses e em outros delitos, quando de seu exercício de chefia na Polícia Rodoviária Federal.

Os deputados informaram, ainda, que os irmãos Paulo César Santiago, Luiz Francisco Santiago e Maria Cristina Santiago Oliveira irão depor, como acusados, na próxima quarta-feira (22/11/2000), no prédio da Polícia Federal, no Rio de Janeiro. O deputado Arlen Santiago (PTB) prestará esclarecimentos à CPI na sexta-feira (24/11/2000), no Plenarinho IV da Assembléia Legislativa. Continuam foragidos Juarez Souto, Felismino Henriques Neto e João de Deus Dias Neto, "laranjas" envolvidos nas denúncias contra a família Santiago e que ainda não compareceram a reuniões da Comissão.

Presenças - Compareceram ao Palácio da Liberdade os deputados Marcelo Gonçalves (PDT), presidente da CPI; Rogério Correia (PT), relator; Marco Régis (PPS) e Sargento Rodrigues (PSB).

Responsável pela informação - Érika Fam - ACS - 31-32907715