Homenagem ao Arcebispo Dom João de Resende Costa

A Assembléia Legislativa realizou reunião especial na noite de segunda-feira (13/11/00) para homenagear o arcebispo e...

14/11/2000 - 15:34
 

 

 

 

 

 

Homenagem ao Arcebispo Dom João de Resende Costa

A Assembléia Legislativa realizou reunião especial na noite de segunda-feira (13/11/00) para homenagear o arcebispo emérito de Belo Horizonte, Dom João de Resende Costa, por seu aniversário de nascimento ocorrido em 19 de outubro último, quando completou 90 anos. A solenidade contou com a presença de diversos deputados, autoridades civis e eclesiásticas e de parentes de homenageado.

Autor do requerimento que deu origem à solenidade, o deputado Dalmo Ribeiro Silva (PSD), ao discursar, traçou o perfil do homenageado. Natural do município mineiro de Borda da Mata, Dom João de Resende Costa foi ordenado sacerdote pela Congregação Salesiana, na Basílica de Santo Inácio, em Roma, em 1935, onde, dois anos depois, concluiu o doutorado em Teologia pela Universidade Gregoriana. Em 1938 exerceu a direção geral do Instituto Pio XI, e de 1941 a 1943 respondeu pela direção do Liceu Coração de Jesus, em São Paulo. Em 1948, foi nomeado provincial salesiano do Sul do Brasil e, em fevereiro de 1953, foi nomeado bispo da Diocese de Ilhéus, na Bahia. Para Dalmo Ribeiro Silva, foi a partir de sua nomeação como arcebispo coadjutor e administrador apostólico de Belo Horizonte, em 1957, que Dom João firmou-se como "grande pastor", promovendo um amplo trabalho de unificação da diocese, semeando cerca de 95 paróquias e ordenando 75 padres a serviço de Arquidiocese.

Dom João empenhou-se na fundação da Universidade Católica de Minas Gerais, em 1958, elevada à condição de Pontifícia Universidade, em 1958, esforço que lhe conferiu o título de "doutor honoris causa", outorga que também recebeu da Faculdade de Teologia da Companhia de Jesus. Trabalhou diligentemente para a criação dos Conselhos Presbiterial e Pastoral e para a Coordenação Pastoral, tendo participação ativa na Conferência Episcopal Latino-Americana de Medelin, na Colômbia, em 1968, e no Sínodo dos Bispos sobre Catequese, em 1977. Foi secretário nacional para o Apostolado Religioso na Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e, ainda, secretário e presidente da CNBB, Regional Leste.

Para Dalmo Ribeiro Silva, Dom João "nasceu no seio de uma das mais tradicionais estirpes sul-mineiras". "De Borda da Mata, celeiro de vocações, a família Resende Costa se esmerou para moldar o caráter que hoje brilha como estrela de primeira grandeza na constelação dos grandes vultos de Minas Gerais", concluiu.

Já o cardeal arcebispo de Belo Horizonte, Dom Serafim Fernandes de Araújo, que convive com Dom João há 41 anos, assinalou que "Dom João é esse diamante incomparável, personalidade cheia de Deus e cheia de fé". Maria Aparecida Costa Bertolaccini saudou o arcebispo em nome dos familiares. Ela afirmou, em seu discurso, que "hoje, nossa gratidão infinda, pelos 90 anos de existência preciosa de Dom João, é uma manifestação de gratidão àquele cuja vida, cujos ecos se espalham, despertando admiração, respeito e veneração de todos que o conhecem".

Também o prefeito de Borda da Mata, Dorival Carlos Borges, veio representando a cidade natal do arcebispo. Para ele, "Dom João é uma árvore plantada na sociedade religiosa de Minas Gerais, semente gerada da família tradicional, digna, cristã. Sabemos dos seus frutos, conhecemos a fortaleza de suas folhagens e do êxito de sua missão nestes preciosos anos de vida."

O deputado Durval Ângelo (PT), que presidiu a reunião, saudou Dom João de Resende Costa em nome do Legislativo mineiro. O deputado lembrou que Dom João soube dignificar a ação social da Igreja, sem esquecer sua formação de educador. "Seu arcebispado coincidiu com os anos de chumbo da ditadura militar, aqueles tempos de liberdade cerceada e de censura de opiniões. Nosso arcebispo emérito, no entanto, jamais deixou que a Igreja se curvasse ao poder autoritário", disse. Segundo Durval Ângelo, Dom João foi educador, intelectual, escritor de traços fortes e corajosos, fazendo de sua pena a defesa da fé e dos valores maiores, com a ternura salesiana que lhe é característica".

AGRADECIMENTO

Dom João agradeceu a homenagem afirmando que "as palavras ditas em sua homenagem são excessivamente generosas". Falou de sua felicidade de ser mineiro, estado marcado pela consciência política. "Meu modo de agradecer essa homenagem - concluiu Dom João - será através de orações, pedindo a Deus que ilumine cada vez mais nossos deputados , para que sejam um eco de Tiradentes, em defesa do povo mineiro".

MESA

Compuseram a Mesa o 2º-vice-presidente da Assembléia, deputado Durval Ângelo (PT); o cardeal arcebispo de Belo Horizonte, Dom Serafim Fernandes de Araújo; o homenageado, Dom João de Resende Costa; o secretário de Estado de Turismo, Manoel Costa, representando o governador Itamar Franco; o diretor-presidente da Belotur, José Francisco Sales, representando o prefeito de Belo Horizonte; o vereador Antônio Pinheiro, representando a Câmara Municipal de Belo Horizonte; o prefeito de Borda da Mata, Dorival Carlos Borges; e o deputado Dalmo Ribeiro Silva (PSD).

 

 

 

 

 

Responsável pela informação - Eustáquio Marques - ACS - 31-32907715