Homenagem da AL aos 50 anos do Colégio Santo Antônio

A Assembléia Legislativa realizou reunião especial na noite da última sexta-feira (20/10/00), em homenagem aos 50 ano...

24/10/2000 - 19:29
 

 

Homenagem da AL aos 50 anos do Colégio Santo Antônio

A Assembléia Legislativa realizou reunião especial na noite da última sexta-feira (20/10/00), em homenagem aos 50 anos de fundação do Colégio Santo Antônio, solenidade que reuniu diversos deputados, diretores, professores, alunos e ex-alunos daquele educandário.

Autor do requerimento que deu origem à homenagem, o deputado Sávio Souza Cruz (PSB) saudou os representantes do Colégio Santo Antônio exaltando a excelência da escola: "As instituições não são como os homens. Somente para esses a vida sobre a terra é prazo delimitado no tempo. Para aquelas, o tempo é fator de consolidação, de tal sorte que elas se tornam mais vivas, mais nítidas, mais fortes quanto mais tenham vencido a fugaz poeira dos dias, que a nossa necessidade extrema de catalogação convencionou amontoar em anos, em décadas, em séculos e milênios".

Sávio Souza Cruz lembrou a figura dos pioneiros franciscanos holandeses como Frei Bertrando, Frei Xisto, os freis Félix, Eduardo, Humbertino, Geraldo, Aristides e Dario, e os atuais colaboradores que dedicam parte substanciosa de suas vidas ao educandário, a que, comprovando a existência de uma possível afinidade entre o ensinamento franciscano e o espírito mineiro, serviram com zelo e com amor.

O deputado lembrou, ainda, que pelas mãos da dedicada equipe passaram, nos 50 anos, 20 mil alunos, a maioria natural de Belo Horizonte, o que comprova o elevado alcance da atuação do Santo Antônio. Disse que um grande número de alunos passaram, posteriormente, pelas universidades do País, distinguindo-se no exercício de suas vidas profissionais. "Hoje - concluiu - são três mil alunos atendidos pelo Colégio, enchendo de vozes e de esperanças o espaço cinqüentenário."

EXCELÊNCIA DIDÁTICA

Falando em nome do Legislativo mineiro, o 1º-vice-presidente da Assembléia, deputado José Braga (PDT), destacou a importância do Colégio Santo Antônio na história da educação mineira e do País. "Já nos tempos de nossos avós - lembrou - o Santo Antônio da cidade de São João Del Rei era referencial de excelência didática. Muitos dos luminares da história republicana ali completaram seus estudos secundários e ostentavam orgulhosamente essa referência em seus currículos. Afinal, ter passado pelo Santo Antônio era atestado da preparação que os capacitava a alçar grandes vôos na vida nacional", disse José Braga.

AGRADECIMENTO

O diretor do Colégio Santo Antônio, Frei Hilário Meekes, agradeceu a homenagem relatando em poucas palavras a origem do Colégio e a transferência dos educandários das cidades de São João Del Rei, Muzambinho, Teófilo Otoni e de Pará de Minas para formar o colégio da Capital, em 1949. A fusão, no seu entender, serviu para colocar os alunos mais próximos do ambiente universitário, e possibilitar-lhes o cumprimento das obrigações militares na Capital.

Frei Meekes afirmou, também, que o Colégio Santo Antônio foi construído sobre a rocha do trabalho dos seus primeiros fundadores. E agradeceu a todos que deram seu tempo, energia ou trabalho; e aos pais e alunos "que olham para o futuro com garra, esperança e confiança".

MESA

Compuseram a Mesa, além do 1º-vice-presidente da Assembléia, deputado José Braga (PDT), o líder do Governo na Assembléia, deputado Sávio Souza Cruz, (PSB); o diretor do Colégio Santo Antônio, Frei Hilário Meekes; o coordenador-geral do Colégio, Olavo Sérgio Campos; e o representante da Associação Comercial de Minas, coronel Paulo Rubens Pereira Diniz.

Responsável pela informação - Eustáquio Marques - ACS - 31-2907715