Interior do Estado denuncia violação dos direitos humanos

"Crianças estão sendo presas e algemadas no quartel da Polícia Militar de Pedra Azul, por determinação do juiz de Dir...

31/08/2000 - 09:20

Interior do Estado denuncia violação dos direitos humanos

"Crianças estão sendo presas e algemadas no quartel da Polícia Militar de Pedra Azul, por determinação do juiz de Direito da cidade". Essa denúncia é de Marcílio Botelho que falou à Comissão de Direitos Humanos, nesta quarta-feira (30/08/2000). Ele presenciou o fato e, com a ajuda do advogado Douglas da Guia, fotografou as crianças. De acordo com Botelho, tratam-se de menores que foram apanhados cheirando cola pelas ruas e que, por orientação do juiz Rogério Mendes Torres, foram encarceradas e algemadas, "em uma ação arbitrária e ilegal". A deputada Elbe Brandão (PSDB) disse que a Comissão irá apurar o caso, pedindo explicações ao Comando da Polícia Militar e ao Tribunal de Justiça de Minas Gerais.

Outra denúncia foi feita pelo comerciante Hélio Gomes, que contou ter sido espancado, em Pequi, por dois policiais militares locais e por outros dois lotados em Belo Horizonte. Segundo o comerciante, ele e outro partidário, menor de idade, foram vítimas de uma armação política, encomendada pelo atual prefeito de Pequi, José de Oliveira Alves. Contou, também, que dois dos policiais agressores são irmãos de um candidato a vereador, correligionário do atual prefeito. Gomes disse que apóia outros candidatos e, além dos relatos, apresentou fotos dos ferimentos causados pelas agressões. O deputado Adelmo Caneiro Leão (PT) disse que as denúncias serão apuradas e que o Tribunal Regional Eleitoral será informado dos fatos.

O prefeito de Bocaiúva, Ricardo Veloso, denunciou o assassinato de dois jovens pela Polícia Militar, naquela cidade. De acordo com o prefeito, as vítimas participavam de uma festa e, foram mortas, com tiros à queima-roupa, sem motivo algum, por policias que haviam bebido durante todo o dia. Veloso entregou aos deputados toda a documentação e um pedido formal para que o crime seja julgado na justiça comum.

Requerimento - Durante a reunião foi aprovado requerimento do deputado Carlos Pimenta (PSDB), solicitando uma reunião conjunta com a Comissão de Saúde, para debater o Programa de Prevenção do Câncer de Mama, além de cinco requerimentos formulando votos de congratulações, solicitando assistência a detentos, encaminhando denúncias à Ouvidoria da Polícia e moção de pesar pelo falecimento do ouvidor de Polícia do Estado, José Roberto Rezende.

PRESENÇAS

Participaram da reunião a deputada Elbe Brandão (PSDB) - presidente e os deputados Adelmo Carneiro Leão (PT) e Luiz Tadeu Leite (PMDB).

 

Responsável pela informação Érika Fam - ACS - 31-2907715