Coletiva discute situação da Uemg

O ex-reitor da Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg) professor Aluízio Pimenta e o presidente da União Estadu...

25/08/2000 - 09:03

alinfor.gif (4077 bytes)



 

Coletiva discute situação da Uemg

O ex-reitor da Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg) professor Aluízio Pimenta e o presidente da União Estadual dos Estudantes (UEE), Fernando Máximo, manifestaram-se contra a transformação dos Campi Regionais da Uemg em Centros Universitários - o que, segundo ele, privatizará a universidade. As discussões sobre o assunto aconteceram ontem (24/08/2000), em entrevista coletiva na Sala de Imprensa, e contaram com a presença do deputado Miguel Martini (PSDB).

De acordo com Pimenta, as unidades do Estado vinculadas à Uemg só foram absorvidas academicamente e não financeiramente. Segundo Fernando Máximo, a transformação das unidades da Uemg em Centros Universitários concede a elas total autonomia, o que dificulta a absorção dessas unidades. Ele acrescentou, ainda, que essa transformação desestimula o compromisso com a pesquisa e com a extensão. Fernando Máximo ressaltou o avanço dos trabalhos realizados pela Comissão Especial da Uemg, que procedeu a estudos e proposições acerca da Universidade do Estado de Minas Gerais e teve o seu relatório aprovado. Mas, segundo ele, ainda existe um abismo muito grande entre as discussões na Assembléia e a sociedade estudantil em geral.

 

 

 

Responsável pela informação: Paula Patrícia- ACS - 31-2907715