Legislativo cobra inclusão de Minas em programa federal

Os deputados mineiros que foram nesta quarta-feira (02/08/2000) a Brasília reivindicar a inclusão imediata dos municí...

04/08/2000 - 08:37

alinfor.gif (4077 bytes)



 

Legislativo cobra inclusão de Minas em programa federal

Os deputados mineiros que foram nesta quarta-feira (02/08/2000) a Brasília reivindicar a inclusão imediata dos municípios mineiros no Programa Integrado de Desenvolvimento Sócio-Econômico do Governo Federal (IDH-14) mantiveram encontro com o ministro-chefe da Secretaria Geral da Presidência da República, Aluysio Nunes Ferreira e o ministro da Casa Civil, Pedro Parente. A apresentação do documento pedindo a inclusão de Minas no programa foi feita pelo deputado Walfrido dos Mares Guias (PTB). O programa destina cerca de R$ 12 milhões, até 2002, para os municípios pobres. Minas tem 194 municípios nesta condição. O ministro Parente pediu 15 dias de prazo para que o governo federal se pronuncie a respeito do pedido. Segundo o presidente da Assembléia, deputado Anderson Adauto (PMDB), a reunião foi uma vitória de Minas Gerais, pois representou a união suprapartidária dos parlamentares na defesa dos interesses do Estado.

O ministro Aluysio Nunes Ferreira negou que tenha havido discriminação política em relação a Minas Gerais, dizendo que os critérios para a distribuição de recursos federais são objetivos e técnicos. O deputado Romeu Queiroz (PSDB) concordou que Minas não foi discriminada pelo governo federal, que foi sensibilizado para atender ao Estado. Para ele, foi importante ver que os interesses de Minas unem parlamentares, senadores e prefeitos.

O deputado Hélio Costa (PMDB) achou o prazo pedido pelo ministro Pedro Parente "inaceitável" e sustentou que houve má-vontade do governo federal com Minas Gerais. O deputado Márcio Kangussu (PPS) disse que a metodologia usada pelos técnicos do governo foi errada em relação a Minas Gerais. O Estado foi visto de forma global, o que dá um Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) acima de 0,60. Mas as regiões pobres do Estado são tão ou mais pobres que regiões contempladas pelo programa do governo, concluiu Kangussu.

Estiveram presentes ao encontro os deputados Anderson Adauto (PMDB) - presidente da Assembléia, Agostinho Patrús (PSDB), Arlen Santiago (PTB), Elbe Brandão (PSDB), Fábio Avelar (PPS), Gil Pereira (PPB), Luiz Tadeu Leite (PMDB), Márcio Cunha (PMDB), Márcio Kangussu (PPS), Nivaldo Andrade (PPB), Sargento Rodrigues (PSB) e Wanderley Ávila (PPS). Também participaram os senadores Arlindo Porto, Francelino Pereira e José Alencar, e mais de 30 deputados federais mineiros e dez prefeitos de Minas.

 

 

 

 

Responsável pela informação: Francisco Mendes- ACS - 31-2907715