Bataticultura é discutida em reunião conjunta

A situação dos produtores de batata do Estado foi tema de reunião conjunta das Comissões de Política Agropecuária e A...

10/07/2000 - 10:06

alinfor.gif (4077 bytes)



 

Bataticultura é discutida em reunião conjunta

A situação dos produtores de batata do Estado foi tema de reunião conjunta das Comissões de Política Agropecuária e Agroindustrial e de Saúde, nesta quinta-feira (29/06/2000). A audiência pública foi realizada no auditório do Sindicato dos Produtores Rurais, na cidade de Andradas, no sul do Estado, e contou com a presença de representantes da Emater/MG; do IMA; dos produtores de batata da região; além do prefeito de Andradas, do presidente da Câmara de Vereadores e de vereadores de cidades vizinhas.

Os bataticultores se queixam que o governo não vem dando incentivos econômicos necessários à produção da batata na região. Eles reclamam também que o produto está chegando muito caro no mercado, pois passa por vários atravessadores até ser vendido ao consumidor.

Segundo o deputado Miguel Martini (PSDB), a bataticultura da região foi abandonada pelo governo estadual, pois o Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa/MG) não estão dando apoio nem ao controle de qualidade da batata mineira e nem à sua comercialização no Estado e em outras regiões do país. Além disso, essas empresas não estão orientando os produtores no uso de agrotóxicos, o que representa risco para o meio ambiente e para a saúde dos agricultores, dos consumidores e da população local, disse Martini.

Como solução, o deputado apontou que devem ser tomadas medidas legislativas, através de normas que facilitem o escoamento da produção; administrativas, obrigando o IMA, a Embrapa/MG, e outras instituições competentes a disponibilizar técnicos para orientação dos produtores; e políticas, pressionando o governo estadual e federal a conceder incentivos.

O deputado Dalmo Ribeiro Silva (PSD) sugeriu a adoção de uma campanha publicitária que popularize o consumo da batata em todo país. Para o parlamentar, o produto poderia estar mais presente na mesa do brasileiro. Como exemplo, ele comparou a dieta dos argentinos, que é composta em 33% por batata, com a brasileira, onde o tubérculo só ocupa 8%.

Durante a reunião, o deputado Chico Rafael (PSB) apresentou requerimento solicitando que o IMA realize maior fiscalização sobre o comércio da batata má qualidade, que acaba indo para os mercados juntamente com as boas, prejudicando a venda de toda a produção.

PRESENÇAS

Participaram da reunião conjunta os deputados Miguel Martini (PSDB), presidente da Comissão de Saúde, Dalmo Ribeiro Silva (PSD), Aílton Vilela (PSDB) e Chico Rafael (PSB).

Responsável pela informação: Alexandre Vaz - ACS - 31-2907715