Presidente e deputados médicos anunciam CPI da Saúde

O presidente da Assembléia Legislativa, deputado Anderson Adauto (PMDB), e deputados da área médica anunciaram, nesta...

29/06/2000 - 11:43

alinfor.gif (4077 bytes)


 

Presidente e deputados médicos anunciam CPI da Saúde

 O presidente da Assembléia Legislativa, deputado Anderson Adauto (PMDB), e deputados da área médica anunciaram, nesta quarta-feira (28/06/2000), em entrevista à Imprensa, a criação da CPI da Saúde - cujos integrantes deverão ser indicados pelos líderes dos partidos e designados pela Presidência nesta quinta-feira (29/06/2000), em Plenário. Os deputados médicos e o presidente divulgaram, ainda, os nomes sugeridos para compor a Comissão Parlamentar de Inquérito: Jorge Eduardo de Oliveira e Antônio Andrade, pelo PMDB; Hely Tarqüínio e Miguel Martini, pelo PSDB; Rêmolo Aloise, pelo PFL; Marcelo Gonçalves e Doutor Viana, pelo PDT; Edson Rezende e Chico Rafael, pelo PSB; Marco Régis e Wanderley Ávila, pelo PPS; e Adelmo Carneiro Leão, pelo PT. Dois outros nomes ainda serão sugeridos.

POLÍTICA PARA A SAÚDE É OBJETIVO

Na entrevista à Imprensa, o presidente Anderson Adauto (PMDB) enfatizou que o objetivo maior da CPI é discutir a prestação do serviço público de saúde no Estado, independentemente de questão de governo. Segundo ele, a comissão terá uma interface com a CPI das Licitações. Deverá, segundo o deputado Adelmo Carneiro Leão (PT), tratar de diversos aspectos: processos administrativos, estrutura, recursos humanos, financiamento (inclusive do Reforsus), convênios e resultados, além das questões referentes aos processos licitatórios. A meta é, segundo os deputados médicos e o presidente, traçar, a partir do diagnóstico da saúde, uma política para o setor no Estado. Os parlamentares afirmaram, ainda, que o período eleitoral não vai prejudicar os trabalhos da comissão e que o quórum estará garantido.

A Presidência já deferiu, na reunião de Plenário desta quarta-feira, requerimento do deputado Marcelo Gonçalves (PDT) e outros solicitando a instalação da CPI, que vai apurar, segundo o requerimento, denúncias sobre a corrupção na Secretaria de Estado da Saúde, apontadas pelo ex-secretário, deputado Adelmo Carneiro Leão (PT). Entre as denúncias a serem apuradas pela CPI estão a emissão de notas falsas, superfaturamentos praticados na Fundação Ezequiel Dias (Funed) e a terceirização desnecessária para a lavagem de roupas na Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig).

Presenças - Participaram da entrevista, além do presidente, os deputados Marcelo Gonçalves (PDT), Rêmolo Aloise (PFL), Edson Rezende (PSB), Adelmo Carneiro Leão (PT), Hely Tarqüínio (PSDB), Doutor Viana (PDT) e Durval Ângelo (PT).

 

Responsável pela informação: Fabiana Oliveira- ACS - 31-2907715