Propostas do Fórum Técnico sobre educação são aprovadas
O documento final do Fórum Técnico "Educação de Jovens e Adultos" foi aprovado, nesta sexta-feira (09/06/2000), duran...
12/06/2000 - 18:28
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Propostas do Fórum Técnico sobre educação são aprovadas O documento final do Fórum Técnico "Educação de Jovens e Adultos" foi aprovado, nesta sexta-feira (09/06/2000), durante uma reunião no Plenário da Assembléia Legislativa de Minas Gerais. Durante três dias os participantes se reuniram em quatro grupos para discutir os temas "Políticas de Educação de Jovens e Adultos: Diagnóstico e Perspectivas"; "Formação do Docente para a Educação de Jovens e Adultos"; "Currículo na Educação de Jovens e Adultos: Escolhas, ênfases, omissões"; "A Organização do Tempo Escolar na Educação de Jovens e Adultos". Foram apreciadas, incluindo os destaques, 59 propostas apresentadas pelos participantes e discutidas nos grupos. Na primeira parte da reunião, as representantes dos grupos, respectivamente, Dalva Cifuentes Gonçalves, do Conselho Estadual de Educação; Ayrde da Luz Siqueira, do Centro Arquidiocesano de Educação Popular; Elenice Gomes Miconi, da Faculdade de Educação da Uemg; e Taciana Ubirajara Cardoso, da Federação das Associações de Pais e Alunos das Escolas Públicas de Minas Gerais; fizeram a leitura de todas as propostas. Durante a votação, várias foram destacadas. Os destaques adicionaram, suprimiram ou modificaram as propostas, ou alguns termos e parágrafos. Uma das sugestões apresentadas pelo grupo 1, que debateu "Políticas de Educação de Jovens e Adultos: Diagnóstico e Perspectivas", foi inclusão da Educação de Jovens e Adultos no Fundef, com base na reformulação dos dispositivos da Constituição Federal e da Lei 9.424/96. Eles também propuseram a participação da categoria na formulação e implantação dos planos de carreira do magistério público estadual e municipais. Outra proposta foi a alteração do termo "Ensino Supletivo" pelo "Ensino de Jovens e Adultos". Articular a formação do docente, para desenvolver competências e habilidades, por meio de uma metodologia de trabalho interdisciplinar, multidisciplinar e transdisciplinar, tendo a dialógica como elemento interativo do processo pedagógico, foi uma das sugestões apresentadas pelo segundo grupo de trabalho. O grupo que trabalhou o tema "Currículo na Educação de Jovens e Adultos: Escolhas, ênfases, omissões" também propôs envolver as universidades federais e estaduais no programa de formação continuada do docente. O terceiro grupo, "Currículo na Educação de Jovens e Adultos: Escolhas, ênfases, omissões", sugeriu, em uma das propostas, que o currículo da Educação de Jovens e Adultos seja direcionado para a compreensão do saber como forma de emancipação. Eles também propuseram a garantia de que as prefeituras e o Estado destinem verba específica para a Educação de Jovens e Adultos. O último grupo sugeriu que os cursos para jovens e adultos sejam oferecidos nos três turnos. Até o fechamento desta matéria a votação dos destaques não tinha terminado. Presenças Participaram do Fórum Técnico os deputados Edson Rezende (PSB), que coordenou a votação; e Rogério Correia (PT). Responsável pela informação: Carolina Braga - ACS - 31-2907715 |
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