Triângulo debate Plano Diretor de Irrigação

A dificuldade de disponibilizar energia elétrica para a irrigação, justamente em uma região que apresenta grandes hid...

06/06/2000 - 20:04

alinfor.gif (4077 bytes)


 

Triângulo debate Plano Diretor de Irrigação

A dificuldade de disponibilizar energia elétrica para a irrigação, justamente em uma região que apresenta grandes hidrelétricas, foi questionada durante reunião da Comissão de Política Agropecuária e Agroindustrial que debateu o Plano Diretor de Irrigação da Bacia do Baixo Rio Grande. O encontro, realizado nesta terça-feira (06/06/2000), em Conceição das Alagoas, contou com a participação de prefeitos e vereadores das cidades envolvidas, de representantes do Instituto de Gestão das Águas (Igam), da Ruralminas e da Fama Engenharia, empresa responsável pela execução do Plano.

A demora do Igam em outorgar as águas para a irrigação e a carência de assistência foram também apontados como principais empecilhos na finalização do Projeto, iniciado há dez anos. Quando concluído, o Plano Diretor beneficiará um total de 17 cidades do Triângulo Mineiro, entre elas Conceição das Alagoas, Frutal, Uberaba e Sacramento.

Como as obras estão paralisadas por falta de recursos, foi aprovado requerimento da Comissão que pede a liberação emergencial do restante do investimento, cerca de R$ 400 mil, pelo Governo do Estado. Concluídas as obras, no prazo ideal de 90 a 120 dias, começará a ser cumprida a segunda fase, colocando em prática as deliberações do Plano Diretor.

Presenças - Participaram dos trabalhos os deputados Dimas Rodrigues (PMDB), presidente da Comissão; Ailton Vilela (PSDB); e Paulo Piau (PFL).

Responsável pela informação: Érika Fam- ACS - 31-2907715