Ciclo de Debates avalia os produtos transgênicos

A Assembléia vai realizar, nos dias 29 e 30 de maio, o Ciclo de Debates "Minas Gerais e o Transgênicos". Os debates i...

26/05/2000 - 15:21

alinfor.gif (4077 bytes)



Ciclo de Debates avalia os produtos transgênicos

A Assembléia vai realizar, nos dias 29 e 30 de maio, o Ciclo de Debates "Minas Gerais e o Transgênicos". Os debates irão abordar a polêmica em torno da utilização de sementes geneticamente modificadas e produtos transgênicos. O evento será realizado no Plenário e o público terá livre acesso. Estarão presentes especialistas em agricultura, meio ambiente e nutrição

José Hermeto Hoffman, secretário da agricultura do Estado do Rio Grande do Sul participará, junto com Márcio Carvalho Rodrigues, assessor econômico da Federação de Agricultura do Estado de Minas Gerais (Faemg), da discussão "Transgênicos: uma questão estratégica?", no dia 29, às 8h30. No mesmo dia, ainda estarão presentes Fátima Oliveira, diretora da Sociedade Brasileira de Bioética, para falar sobre "Bioética e manipulação genética", às 10h30, e David Hathaway, economista e consultor em agropecuária para discutir sobre "O impacto social e econômico das novas tecnologias", às 14 horas.

Para encerrar o dia, um debate dobre "Os aspectos socioeconômicos e os impactos ambientais dos transgênicos" com os expositores Sérvio Pontes Ribeiro, biólogo da Universidade Federal de Minas Gerais; Marcelo M. Pinto, presidente da Sociedade Mineira de Engenheiros Agrônomos (Smea); Bernardo Van Reji, chefe geral da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) Meio Ambiente; Sérgio H. Brommonschenkel, professor especialista em fitopatologia e biotecnologia vegetal da Universidade Federal de Viçosa, às 16 horas.

Já no dia 30, será discutida "A saúde e os direitos do consumidor" com a presença de Luiz Eduardo Carvalho, pesquisador do departamento de produtos naturais e alimentos da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Ufrj) e Denise Cantarelli Machado, representante da Comissão Técnica Estadual de Biossegurança (CNTBio) e professora do Departamento de Medicina Interna do Rio Grande do Sul, às 8h30. Edson Teixeira, engenheiro agrônomo e gerente agropecuário da Pif-Paf Indústria e Comércio, vai expor, às 10h30, sobre "Produção, rotulagem e distribuição".

"Os aspectos jurídicos, a pesquisa e a CTNBio" será o assunto do pesquisador da Fiocruz e coordenador dos cursos de biossegurança da Escola Nacional de Saúde Pública e da Escola Politécnica de Saúde, Sílvio Valle, da oficial de programa da unidade de Meio Ambiente, Energia e Ciência e Tecnologia do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), Gisela Alencar e da Consultora jurídica do Ministério da Ciência e Tecnologia, Maria Teresa Correia da Silva, às 14 horas. "A questão da Moratória" será exposta, às 16h30, por Sebastião Pinheiro, pesquisador da Universidade do Rio Grande do Sul e Luiz Antônio Barreto de Castro, chefe geral da Embrapa Recursos Humanos e Biotecnologia.

O deputado e presidente da Assembléia, Anderson Adauto (PMDB), fará a abertura do evento. Os debates serão coordenados pelos deputados Edson Rezende (PSB), Paulo Piau (PFL), Hely Tarqüínio (PSDB) e Maria Olívia (PSDB).

Responsável pela informação: Marcela Vilas Boas - ACS - 31-2907715