Secretário de Turismo fala de projetos para a área

O secretário de Estado do Turismo, Manoel Costa, esteve nesta terça-feira (18/4/2000) na reunião da Comissão de Turis...

18/04/2000 - 23:47

Secretário de Turismo fala de projetos para a área

O secretário de Estado do Turismo, Manoel Costa, esteve nesta terça-feira (18/4/2000) na reunião da Comissão de Turismo, Indústria e Comércio para falar sobre os planos de ação da Secretaria. O deputado Márcio Cunha (PMDB), que presidiu a reunião, destacou a importância de uma pasta específica para o turismo, com a destinação de recursos financeiros e vontade de ampliar o setor.

Manoel Costa que Minas Gerais tem um grande potencial turístico mas que é preciso melhorá-lo. Para ele, Minas tem mais do que belezas naturais, possuindo também uma história rica e um povo que gosta de receber turistas, o que é um grande diferencial em relação a outros Estados. "O turismo não é capaz de resolver todos os problemas da sociedade, mas é uma forma democrática de criar empregos. E além disso, do ponto de vista da administração pública, é um setor que envolve outras secretarias", explicou Manoel.

Sobre os planos de sua pasta, Manoel Costa ressaltou os problemas do turismo em Minas. Primeiramente, falou sobre o "envelhecimento" das atrações turísticas mineiras e da necessidade tanto de valorizar o tradicional, como de criar novos produtos que valorizem a cultura e o passado do local, ao mesmo tempo que gerem novos empregos. A pouca permanência do turista em uma cidade é outro fator que prejudica o setor em Minas. Para resolver isso, o secretário propõe a criação de circuitos turísticos que incluam dentro de uma região vários municípios com atrações semelhantes. São eles: Circuito do Diamante, da Serra do Itambé, da Serra do Cipó, das Grutas, do Ouro e dos Inconfidentes.

A proposta mais inovadora é a de transformar partes das cidades históricas em cidades temáticas. Pessoas vestidas à caráter estariam no local, assim como personagens históricos de Minas. "A pessoa poderia se sentar com Tiradentes que o convenceria a participar da Inconfidência Mineira e no casarão em frente participaria de uma reunião secreta dos inconfidentes", exemplificou. O secretário ressaltou ainda que "o Estado não tem mais que investir no turismo, quando a iniciativa privada pode faze-lo. O Estado deve organizar e incentivar, mas não assumir", disse.

DEBATEDORES APÓIAM SECRETÁRIO
Durante a reunião, membros de várias entidades manifestaram apoio a diversos projetos em andamento na Secretaria de Turismo. O presidente da Belotur, José Francisco Salles elogiou as idéias do secretário e destacou que o momento atual é o mais oportuno para se implementar a indústria turística em Minas Gerais. O presidente da Abrajet, Sérgio Neves também declarou o apoio da Associação ao secretário de Turismo, destacando a viabilidade econômica dos projetos desenvolvidos por ele. Gilson Liboeiro, presidente da Associação dos Pequenos Municípios, destacou o melhoramento da infra-estrutura turística como principal questão a ser discutida. Para ele, a verba destinada pelo orçamento do Estado ao Fundo Estadual de Turismo é "irrisória" face às necessidades do setor. Quanto à criação da Secretaria de Turismo desvinculada de outras pastas, os debatedores foram unânimes em dizer que este foi um passo fundamental para o desenvolvimento da indústria turística no Estado.

Durante as discussões, Manoel Costa foi questionado quanto à necessidade de preservação das áreas verdes, como forma de incentivo ao ecoturismo. O secretário afirmou que a legislação vigente é deficiente e que, nesse sentido, a parceria com a iniciativa privada possibilitaria a conservação e ampliação das áreas florestais. Quanto ao uso de estratégias de marketing para atrair o turista estrangeiro, Manoel Costa ressaltou que o primeiro passo é melhorar o produto turístico do Estado e conquistar o turista mineiro.

PRESENÇAS
Participaram da reunião os deputados Márcio Cunha (PMDB), que a presidiu, Maria Olívia (PSDB), e Dalmo Ribeiro (PSD), e os convidados Gilson Liboeiro, presidente da Associação dos Pequenos Municípios; o presidente da Belotur, José Francisco Salles; o superintendente de planejamento da Secretaria de Turismo, Benjamin Carlos Brandão Nunes; o presidente da Associação dos Jornalistas de Turismo em Minas Gerais (Abrajet-MG), Sérgio Neves; o superintendente da Empresa Brasileira de Infra-estrutura aeroportuária (Infraero), Valseni Braga; o gerente de marketing do Senac/MG, Ricardo Lanna; o vice-presidente da Associação Brasileira de Agentes de Viagem (Abav), Cícero Lage; o presidente da Associação Brasileira de Indústria de Hotéis (Abih), Paulo Boechat e a presidente da União dos Vereadores de Minas Gerais (UVMig), Arlete Nogueira.


Responsável pela informação: Marcela Vilas - ACS - 31-2907715