Uberaba receberá sinal da TV Assembléia nesta sexta
Uberaba é o próximo município a receber o sinal da TV Assembléia (canal 43). A inauguração será nesta sexta-feira (14...
18/04/2000 - 23:47Uberaba receberá sinal da TV Assembléia nesta sexta
Uberaba é o próximo município a receber o sinal da TV Assembléia (canal 43). A inauguração será nesta sexta-feira (14/04/2000), às 14 horas, no Auditório da Associação Comercial e Industrial de Uberaba. A ampliação da área de influência da TV Assembléia faz parte do Programa de Integração das Ações da Assembléia Legislativa, o "Projeto Integra Minas". O objetivo do projeto é contribuir para a construção da cidadania por meio da conscientização de cada um, abrindo espaços para a participação da sociedade na discussão de temas de seu interesse. Depois da inauguração haverá debate dos temas "Lei de Responsabilidade Fiscal", em palestra do assessor especial da Secretaria de Estado da Fazenda, Kleber Antônio de Campos; e "Segurança Pública", em palestra do ouvidor de Polícia do Estado de Minas Gerais, José Roberto Rezende.No mês de abril, mais quatro municípios estarão recebendo os sinais da TV Assembléia, passando a integrar a rede do Legislativo mineiro, totalizando 18 municípios. Outros 19 já estão se preparando para repetir os sinais da tevê ainda neste semestre e 119 assinaram o convênio com a Assembléia Legislativa para dar início a este processo. Até o final do ano, a expectativa é de que 250 cidades do interior mineiro estejam participando dessa rede. A TV Assembléia entrou em operação em novembro de 1995. Na sua grade de programação são transmitidas as reuniões de Plenário e de Comissões do Legislativo, além de debates institucionais, fóruns técnicos, seminários, teleconferências e entrevistas. A TV opera com 18 horas de transmissão diária, de segunda a sexta-feira, e 12 horas aos sábados, domingos e feriados.
INTERIORIZAÇÃO DAS ATIVIDADES
"A Assembléia, em sua condição de Casa do Povo Mineiro, há muito entendeu e procurou corresponder à exigência de se aproximar desse mesmo povo, pois não faria sentido se nos isolássemos no Palácio da Inconfidência em Belo Horizonte, quando considerável parcela daqueles que representamos se encontra no interior do Estado. Foi assim que intensificamos a atividade direta em cada um dos municípios", ressalta o presidente Anderson Adauto. Segundo ele, as ações do "Projeto Integra Minas" já se manifestam de várias formas, por meio das audiências públicas regionais, da interiorização dos seminários legislativos e da atuação direta das Comissões Permanentes do Legislativo nas cidades onde os problemas por elas analisados estão acontecendo.
No ano passado, a Assembléia Legislativa realizou 27 reuniões de Comissões no interior para debater temas de interesse das comunidades locais. Os Seminários Legislativos "Desemprego e Direito ao Trabalho" e "Construindo a Política de Educação Pública em Minas Gerais" mobilizaram, em 20 reuniões, mais de 3 mil pessoas no interior do Estado, dando a essas comunidades a oportunidade de aprofundarem o seu conhecimento sobre os temas, discuti-los e de encaminhar propostas de soluções.
A participação da Assembléia Legislativa, junto com a Secretaria de Estado do Planejamento e Coordenação Geral, na realização do projeto "Construindo o Orçamento Participativo" também foi sinônimo da interiorização das ações do Legislativo, mobilizando 18 regiões do Estado, 704 municípios e cerca de 3 mil delegados. Ainda no passado, a Assembléia Legislativa ampliou o debate em torno do projeto que criava o Código de Defesa do Contribuinte, levando a discussão a nove regiões do Estado.
Responsável pela informação: Carolina Braga - ACS - 31-297715