CPI quer investigar operações financeiras de construtoras

A CPI das Construtoras aprovou, nesta terça-feira (11/04/2000), cinco requerimentos. Três são de autoria do deputado ...

17/04/2000 - 23:48

CPI quer investigar operações financeiras de construtoras

A CPI das Construtoras aprovou, nesta terça-feira (11/04/2000), cinco requerimentos. Três são de autoria do deputado Eduardo Brandão (PMDB) e dois são do deputado Rêmolo Aloise (PFL). O deputado do PMDB pediu às construtoras Erkal, Tercam, Ourivio, Egesa, Barbosa Melo, Arg Engenharia, Sercel, Rodominas, Engesolo, Carioca, Cadar, Melo Azevedo, Tranal Engenharia, Asteka, Pavotec, Sertec, Cowan e Collen os nomes dos bancos com quais estas empresas efetuaram movimentações financeiras, originárias de valores repassados pelo Executivo Estadual, entre julho e dezembro de 1998. Ele também solicitou que o Banco Rural S/A informe à CPI se essas construtoras realizaram operações financeiras durante o período naquela instituição.

Os dois deputados requereram, ainda, que seja comunicado ao secretário de Estado da Fazenda, José Augusto Trópia Reis, a visita dos membros da CPI, no dia 18 de abril, às 9 horas. No requerimento, o deputado Rêmolo Aloise informa que o objetivo da visita é recolher a relação das empresas construtoras que tiveram recebimento do Estado no período de julho a dezembro de 1998. Já o deputado Eduardo Brandão pediu a apuração de possíveis desvios de recursos do Fundo de Desenvolvimento do Ensino Fundamental e Valorização do Magistério (Fundef) para o pagamento das construtoras.

O outro requerimento do deputado Rêmolo Aloise solicita que seja comunicada ao secretário de Estado de Transportes e Obras Públicas, Carlos Patrício de Freitas, a visita dos membros da CPI, no dia 18 de abril, às 11 horas. A finalidade é recolher todos os contratos, aditivos e correlatos pertinentes aos recebimentos dos pagamentos feitos às construtoras naquele período.

A CPI das Construtoras foi criada para apurar, no prazo de 120 dias, denúncias de favorecimento nos pagamentos feitos no período de julho a dezembro de 1998 a construtoras que mantinham contratos com o Estado.

PRESENÇAS
Compareceram à reunião os deputados Luiz Fernando Faria (PPB), que a presidiu, Doutor Viana (PDT), Eduardo Brandão (PMDB), Amilcar Martins (PSDB), Cristiano Canêdo (PTB), Dinis Pinheiro (PSD) e Rêmolo Aloise (PFL).


Responsável pela informação: Alexandre Vaz - ACS - 31-2907715