Comissão aprova indicação para a diretoria do Ipem

A Comissão Especial designada para emitir parecer sobre a indicação do diretor-geral do Instituto de Pesos e Medidas ...

04/04/2000 - 23:49

Comissão aprova indicação para a diretoria do Ipem

A Comissão Especial designada para emitir parecer sobre a indicação do diretor-geral do Instituto de Pesos e Medidas de Minas Gerais (Ipem/MG) aprovou o nome do bacharel em Direito Wilton Braga de Oliveira para o cargo. O indicado foi argüído em reunião realizada nesta quarta-feira (29/03/2000), quando também foi aprovado parecer do deputado Márcio Kangussu (PPS) favorável à indicação. Wilton Oliveira ocupa a função desde outubro de 1999 e já foi diretor financeiro da Imprensa Oficial. A função do Ipem é fazer a verificação compulsória e metrológica das mercadorias liberadas pelo Instituto Nacional de Metrologia (Inmetro). As verbas do Instituto são provenientes das arrecadações fiscais que são repassadas pelo Inmetro.

Quando indagado pelo deputado Márcio Kangussu sobre o que pretende realizar para aproximar o Ipem da população, o diretor-geral respondeu que a prioridade é ampliar o quadro de funcionários. Segundo ele, o Instituto já está há 10 anos sem realizar concurso para admissão de fiscais, o que dificulta os trabalhos, uma vez que o quadro encontra-se reduzido devido a algumas aposentadorias. Enquanto não for possível uma modernização por meio de novas contratações, a nova diretoria irá redimensionar as regionais de forma a ampliar o rigor da fiscalização em todo o Estado, a fim de dar mais tranqüilidade ao consumidor. Atualmente, a maioria das regionais encontra-se no Sul de Minas, ao passo que, no Norte, encontram-se apenas duas representações, informou Wilton Oliveira, que ressaltou o comprometimento dos atuais servidores do Instituto. Para se ter uma idéia do volume dos trabalhos, só em fevereiro deste ano foram realizadas 65 mil verificações.

O deputado Marcelo Gonçalves (PDT) disse que a atuação do novo diretor já comprova a sua eficiência. Entre as realizações, foram destacadas a recuperação de 12 veículos da frota e a unificação da administração do órgão, o que representou uma economia de R$ 700 mil.

Atuação do Ipem/MG no Espírito Santo
O deputado Márcio Kangussu indagou se a atuação do Ipem/MG no Espírito Santo não representa prejuízo para as atividades do órgão, uma vez que há falta de pessoal. Wilton Braga de Oliveira respondeu que o funcionamento naquele Estado não representa ônus para Minas Gerias, mas acredita que o Instituto capixaba já possa "caminhar sozinho".

PRESENÇAS
Estavam presentes à reunião os deputados Ailton Vilela (PSDB) - presidente da Comissão, Márcio Kangussu (PPS), Marcelo Gonçalves (PDT) e Márcio Cunha (PMDB).


Responsável pela informação: Ana Carolina - ACS - 31-2907715