Denúncia de corrupção em Ipatinga
Um grupo formado por Alexandre Silveira, presidente do PL de Ipatinga; Luciano Gomes de Barros, vice-presidente do PT...
28/03/2000 - 23:48Denúncia de corrupção em Ipatinga
Um grupo formado por Alexandre Silveira, presidente do PL de Ipatinga; Luciano Gomes de Barros, vice-presidente do PTB de Ipatinga; Edwilson Rodrigues, representante do PRTB; Edson de Oliveira Cunha, do PDT; e Ronaldo Gomes Pereira, presidente do PFL; pediu, nesta segunda-feira (28/03/2000), ao Ministério Público, a abertura de inquérito para apuração de denúncias contra o prefeito e vereadores daquela cidade do Vale do Aço. Logo após, eles estiveram na Assembléia Legislativa onde concederam entrevista coletiva.As denúncias foram obtidas através de duas fitas de vídeo VHS em que os vereadores do PFL, Ivanete Inácio e Deusemim Januário, relatam o envolvimento do prefeito de Ipatinga, Chico Ferramenta (PT), de secretários municipais, de vereadores e de empresários em atos de corrupção. Segundo os dois, para obter votos favoráveis em seus projetos, o prefeito garantia vagas para amigos e parentes dos vereadores, "fichamento" de seus caminhões para serem utilizados pela Prefeitura e propostas de obras nos "currais eleitorais" dos acusados. Segundo o grupo que representa os partidos oposicionistas de Ipatinga, muitos projetos que tiveram a aprovação "comprada" pelo prefeito comprometem as finanças públicas municipais e favorecem empresários que utilizam bens e serviços públicos sem o pagamento de tributos legais. Para tal, afirmam que estes empresários trocam estes favores por colchões, garrafões de água e empregos para apadrinhados do prefeito.
Outro vereador de Ipatinga, Vital Honorato (PFL), foi citado nas fitas e, segundo Ivanete Inácio, o grau de comprometimento de Vital seria tão grande que este nunca poderia votar contra os projetos de Chico Ferramenta. O vereador Laerte Malta (sem partido) também foi citado por ter dez caminhões fichados na ARG, empreiteira que presta serviços para a prefeitura. Existem ainda denúncias contra o atual presidente da Mesa Diretora da Câmara, Maurinho Zanore (PSB), e o ex-presidente, Chiquito Bouzada (PTB), que teriam comprado votos com cargos na prefeitura e na Câmara Municipal.
As fitas contendo as denúncias foram gravadas há cerca de dez dias e já foram submetidas a um laudo da Secretaria de Estado da Segurança Pública de Minas Gerais, onde foi comprovada a autenticidade do material.
Responsável pela informação: Marcela Vilas - ACS - 31-2907715