CPI do Narcotráfico faz balanço de trabalho
Na reunião da CPI do Narcotráfico desta quinta-feira (23/03/2000) os deputados fizeram um balanço das ações da Comiss...
27/03/2000 - 23:48CPI do Narcotráfico faz balanço de trabalho
Na reunião da CPI do Narcotráfico desta quinta-feira (23/03/2000) os deputados fizeram um balanço das ações da Comissão, ressaltando as principais dificuldades encontradas na realização dos trabalhos, entre elas a falta de apoio da Polícia Civil. Durante a reunião da CPI em Governador Valadares, o secretário de Segurança Pública, Mauro Lopes, teria tentado interferir nos trabalhos. Segundo o relator da Comissão, deputado Rogério Correia (PT), houve um "certo pedido de refresco" por parte do secretário para com o caso da delegada do município, Maria Aparecida Pinto, que foi presa durante a reunião. Os integrantes da CPI foram até o Palácio da Liberdade para reforçar o pedido de apoio ao governador Itamar Franco.O presidente da Assembléia Legislativa, deputado Anderson Adauto (PMDB), que esteve presente na reunião, reinterou o apoio da Mesa Diretora aos trabalhos da Comissão. O deputado Rogério Correia ressaltou, no entanto, o apoio que várias instituições, entre elas as Polícias Militar e Federal e o Ministério Público, têm dado à CPI do Narcotráfico. Ele elogiou, ainda, o delegado da Polícia Civil Afonso Edson, de Governador Valadares, que tem se destacado em suas funções no município.
ITURAMA PREOCUPA
O deputado Sargento Rodrigues (PL) afirmou estar preocupado com a situação do tráfico de drogas em Iturama, no Triângulo Mineiro. Juntamente com o presidente da Comissão, deputado Marcelo Gonçalves (PDT), e os deputados Paulo Piau (PFL) e Agostinho Silveira (PL), o parlamentar esteve no município, na madrugada de quarta-feira (23/03/2000), e ouviu os depoimentos dos traficantes Cícero de Souza Medeiros Júnior e José Genoíno Camilo, que foram presos pela Polícia Federal com 6 kg de cocaína pura. Os traficantes declararam que, a cada 15 dias, cerca de 500 kg entram na cidade para serem distribuídos em Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo. O deputado Sargento Rodrigues cobrou uma efetiva fiscalização dos aeroportos da região para solucionar esse problema de distribuição da droga. "Vamos ficar brigando, brigando e teremos uma decepção se isso não se corrigir", afirmou. O presidente da Comissão, deputado Marcelo Gonçalves (PDT), lembrou, ainda, a precariedade das Polícias Civil e Militar do município.
Durante a reunião foi aprovado requerimento do deputado Sargento Rodrigues (PL) convidando o detetive João Galdino da Silva para prestar esclarecimentos à CPI na próxima reunião dia 30 de março.
Presenças - Participaram da reunião os deputados Marcelo Gonçalves (PDT), que a presidiu, Paulo Piau (PFL), Rogério Correia (PT), Sargento Rodrigues (PL), Ailton Vilela (PSDB) e o presidente Anderson Adauto (PMDB).
ENCONTRO COM O GOVERNADOR
Depois da reunião ordinária, os integrantes da CPI do Narcotráfico foram para o Palácio da Liberdade se reunir com o governador Itamar Franco. Eles foram informá-lo sobre o andamento dos trabalhos e pedir mais apoio da Polícia Civil. De acordo com o presidente da CPI, deputado Marcelo Gonçalves (PDT), o delegado corregedor da Polícia Civil Arlindo Coutinho, que afirmou não estar à vontade para acompanhar os trabalhos da Comissão, foi substituído por Renato Patrício, também corregedor. Segundo o deputado Rogério Correia (PT), a CPI do Narcotráfico, além de contar agora com o apoio da Polícia Civil, vai ter acesso ao seu Serviço de Inteligência. Além do governador e dos deputados da CPI do Narcotráfico, também estava presente o secretário de Segurança Pública, Mauro Lopes.
Responsável pela informação: Marcela Vilas - ACS - 31-2907715