Cipe Rio Doce vai a Brasília ver projetos e recursos

A Comissão Interparlamentar de Estudos para o Desenvolvimento Sustentável da Bacia do Rio Doce (Cipe Rio Doce) vai di...

27/03/2000 - 23:47

Cipe Rio Doce vai a Brasília ver projetos e recursos

A Comissão Interparlamentar de Estudos para o Desenvolvimento Sustentável da Bacia do Rio Doce (Cipe Rio Doce) vai divulgar um relatório preliminar das atividades desenvolvidas até o momento. A decisão foi tomada em reunião dos integrantes da Comissão, realizada nesta quinta-feira (23/03/2000), na Assembléia Legislativa. A Comissão reúne parlamentares de Minas Gerais e do Espírito Santo, Estados banhados pelo Rio Doce. A sugestão partiu do deputado capixaba Eval Galassi (PPS/ES), relator da Comissão - cujos integrantes já realizaram uma série de visitas e propôs diversas ações para o desenvolvimento sustentado e despoluição da bacia do Rio Doce.

A Comissão decidiu também visitar, em data a ser marcada, a Secretaria de Recursos Hídricos, em Brasília, para conhecer os projetos para a bacia do Rio Doce, com os respectivos custos. No próximo dia 17 de abril, os parlamentares estarão no município de Linhares, no Espírito Santo, para conhecer alguns dos projetos que estão sendo desenvolvidos naquele Estado. Eval Galassi citou alguns consórcios firmados entre Prefeituras e Câmaras Municipais, que devem ser acompanhados e fiscalizados pelos deputados. Ele disse também que vários projetos envolvem trabalho de conscientização de estudantes para a importância da preservação do meio ambiente.

O deputado Mauro Lobo (PSDB/MG) comentou também ações desenvolvidas em Minas Gerais e enfatizou a necessidade de se envolver as Câmaras Municipais para fortalecer a ação nos municípios. Em outro evento a ser realizado provavelmente no dia 15 de maio, a Cipe realizará reunião na Assembléia Legislativa do Espírito Santo, com a presença de vereadores dos municípios integrantes da bacia do Rio Doce.

Presenças - Da reunião, presidida pelo deputado Ivo José (PT/MG), participaram os deputados Eval Galassi (PPS/ES), Gilson Amaro (PFL/ES), Olinto Godinho (PTB/MG), Mauro Lobo (PSDB/MG), Sebastião Costa (PFL/MG) e Maria José Haueisen (PT/MG). Além dos assessores da Comissão (mineiros e capixabas), estiveram presentes o coordenador do Escritório do Rio Doce em Ipatinga, Marco Antônio Fernandez Pereira Silva, e Ludmila Tomichi Parente, da Funsec de Governador Valadares.


Responsável pela informação: Francisco Morais - ACS - 31-2907715