CPI do Narcotráfico aprova seis requerimentos

A Comissão Parlamentar de Inquérito que apura o tráfico de drogas em Minas Gerais, CPI do Narcotráfico, aprovou, na s...

24/02/2000 - 00:43

CPI do Narcotráfico aprova seis requerimentos

A Comissão Parlamentar de Inquérito que apura o tráfico de drogas em Minas Gerais, CPI do Narcotráfico, aprovou, na sua primeira reunião ordinária depois do término do recesso parlamentar, realizada nesta quinta-feira (17/02/2000), seis requerimentos. Os requerimentos já haviam sido apresentados durante as reuniões informais da CPI no período do recesso, mas somente agora foram colocados em votação.

Um dos requerimentos, do deputado Sargento Rodrigues (PL), pede que seja reiterado junto ao Ministério Público Estadual o pedido de quebra do sigilo bancário, fiscal e a evolução patrimonial do inspetor da Polícia Civil lotado em Uberlândia, Cesarino Miguel Andrade Ituassu. O inspetor foi acusado pela traficante Sílvia Paula Ribeiro Marques, esposa do traficante internacional Jhon Luiz Marques. No depoimento prestado à CPI do Narcotráfico no dia 23 de dezembro, Sílvia informou que Ituassu recebia dinheiro de Jhon Marques.

O relator da Comissão, deputado Rogério Correia (PT), é o autor dos outros cinco requerimentos. No primeiro deles, ele pede a formação de uma comissão institucional de apoio às atividades da relatoria. Ele propõe que os trabalhos sejam divididos em subcomissões para elaborar propostas de emendas constitucionais, alternativas para o fortalecimento do trabalho preventivo em relação ao consumo de drogas e reestruturação do aparato policial e do sistema prisional do Estado.

Nos outros requerimentos, o deputado convida o ouvidor de Polícia do Estado, José Roberto Resende, para acompanhar diariamente os trabalhos da CPI; o empresário Wesley Silva, o juiz da 1a Vara Criminal de Governador Valadares, Nelson Missias de Moraes, o delegado da Polícia Federal, Sebastião Pujol, e as delegadas da Polícia Civil, Maria Aparecida Pinto e Joana Darc Lima Temponi, para prestar esclarecimentos à Comissão. O relator convida, ainda, o deputado estadual do Rio de Janeiro e ex-chefe da polícia Civil da mesma localidade, Hélio Luz, para também prestar esclarecimentos à CPI. Hélio Luz fará explanação para os integrantes da CPI nesta sexta-feira, às 16 horas, na Assembléia Legislativa.

Presenças
Participaram da reunião os deputados Marcelo Gonçalves (PDT), que a presidiu; Marco Régis (PPS); Rogério Correia (PT); Sargento Rodrigues (PL); e José Henrique (PMDB).


Responsável pela informação: Carolina Braga - ACS - 31-2907715