Senadora defende aproximação entre estados do Mercosul

A aproximação e o intercâmbio entre a Província de Buenos Aires e o Estado de Minas Gerais, como forma de fortalecer ...

24/02/2000 - 00:43

Senadora defende aproximação entre estados do Mercosul

A aproximação e o intercâmbio entre a Província de Buenos Aires e o Estado de Minas Gerais, como forma de fortalecer o Mercosul, são os objetivos da visita da senadora provincial Mirta Elisa Rubini, presidente da Comissão do Mercosul e de Políticas de Integração Regional da Província de Buenos Aires. A senadora explicou, em entrevista coletiva na Sala de Imprensa, nesta segunda- feira (14/02/2000), que a intenção é estender canais diretos de comunicação entre os estados. "Estou convencida de que o Mercosul é um passo fundamental para a união latino-americana. E Brasil e Argentina são braços fundamentais do Mercosul", afirmou.

O presidente da Comissão do Mercosul da Assembléia Legislativa de Minas Gerais e 3º-vice-presidente da União Parlamentar do Mercosul, deputado Irani Barbosa (PSD), que também participou da entrevista, disse que os estados vão começar a discutir leis de importação e de exportação, a formação de joint ventures e o intercâmbio de mão-de-obra e produtos, como o gás natural - uma alternativa ao gás importado da Bolívia. Segundo ele, está prevista para a tarde desta terça-feira (15/02/2000) um encontro com o presidente da Gasmig para discutir a questão. O grupo também vai tentar o entrosamento entre designers argentinos e produtores mineiros de pedras. "Precisamos discutir outros produtos, que superem as dificuldades criadas com a desvalorização do real", observou Barbosa. Um levantamento das dificuldades e impedimentos da legislação de importação e exportação dos estados também está sendo feito.

O cônsul-geral da Argentina, Valdo Palmai, ressaltou que esse é o primeiro encontro entre estados da Argentina e do Brasil. "É uma tentativa de fortalecer a base do Mercosul, que até agora foi feito de cima para baixo", defendeu. Segundo ele, a integração deve se estender para outras áreas, além da comercial, como a política e a cultural. Na opinião do cônsul, é preciso partir para a competição por campos internacionais de comércio, como no caso do gás, tentando minimizar problemas do mercado interno do Mercosul, como sapatos, carne, automóveis, leite e trigo. "Minas Gerais é a porta do interior do Brasil", ressaltou. O cônsul defendeu, ainda, o relacionamento direto entre Minas Gerais e Argentina, eliminando "intermediações parasitárias". "Por quê as mercadorias de Minas passam por São Paulo para seguir à Argentina?", questionou.

Também participaram da coletiva o cônsul adjunto da Argentina, Ramon Corvera, o secretário-geral da União Parlamentar do Mercosul, Gustavo Canteros; e Susana Mabel Ballestero, da Comissão do Mercosul da Província de Buenos Aires.

REUNIÃO
Nesta terça-feira (15/02/2000), às 10 horas, será realizada uma reunião sobre o Mercosul e a Rede Mercocidades, no Plenarinho IV da Assembléia Legislativa, com a participação da senadora provincial Mirta Elsa Rubini. Também participam da reunião os deputados Irani Barbosa (PSD) e Gil Pereira (PPB), 2]-secretário da Alemg e da União Parlamentar; o secretário de Indústria e Comércio de Belo Horizonte, Itamar José de Oliveira; o cônsul- geral da Argentina, Valdo Palmai; o secretário-geral da União Parlamentar do Mercosul, Gustavo Canteros; e Susana Mabel Ballestero, da Comissão do Mercosul da Província de Buenos Aires.

REDE
A União Parlamentar do Mercosul - Rede de Legisladores Provinciais, Estaduais, Departamentais dos Países do Mercosul foi empossada em novembro de 1999, em Porto Alegre (RS), quando houve sua primeira reunião. Ela tem, entre outros objetivos, o de promover o intercâmbio constante de informações e a integração dos países, visando formular normas semelhantes para os integrantes do bloco econômico. O presidente da União é o deputado Marcos Peixoto, da Assembléia Legislativa do Rio Grande do Sul; a 1º-vice-presidente é a senadora argentina Maria Cristina Azcueta; o 2º-vice-presidente, o deputado Edil Andrès Domingues, de Montevidéu (Uruguai); e o 1º-secretário, o deputado Milton Flávio, da Assembléia de São Paulo.

As bases da União Parlamentar foram lançadas em setembro de 1999, quando a Assembléia mineira sediou reunião especial para criação de um fórum de parlamentares do Mercosul - que depois se transformou na União. O encontro de setembro integrou o programa da 5ª Reunião de Cúpula da Rede Mercocidades, que tem em Belo Horizonte sua Secretaria-Executiva até setembro de 2000. Antes disso, em dezembro de 1998, representantes das Comissões do Mercosul formadas por parlamentares do Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai já discutiam a criação de um fórum para incrementar o intercâmbio de informações e experiências entre os países do bloco.


Responsável pela informação: Fabiola Farage - ACS - 31-2907715