Mulher de traficante confirma à CPI envolvimento da polícia

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Narcotráfico ouviu, nesta quinta-feira (23/12/1999), Sílvia de Paula Rib...

28/12/1999 - 06:07

Mulher de traficante confirma à CPI envolvimento da polícia

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Narcotráfico ouviu, nesta quinta-feira (23/12/1999), Sílvia de Paula Ribeiro Marques, mulher do traficante Dion Luiz Marques. Ela, que também foi denunciada como traficante, está presa desde o último domingo (dia 19), depois de quatro anos foragida. No seu depoimento aos membros da CPI, Sílvia Marques confirmou a versão da "compra" da fuga de seu marido, da Penitenciária Dutra Ladeira. A pedido da depoente, a reunião foi fechada.

De acordo com o relator da CPI, deputado Rogério Correia (PT), Sílvia Marques reiterou, no depoimento, o envolvimento da Polícia Civil de Uberlândia com o tráfico de drogas. No último dia 14 de dezembro, Emerson Vieira da Silva (conhecido como "Formiga"), de Uberlândia, denunciou o envolvimento de policiais militares e civis daquela cidade, entre eles o inspetor da Polícia Civil, Cezarino Miguel Andrade.

No depoimento desta quinta-feira, Sílvia Marques confirmou a participação do inspetor no tráfico de drogas e afirmou, de acordo com o deputado Marcelo Gonçalves (PDT), presidente da CPI, que Cezarino Miguel visitava semanalmente a residência onde ela morava com o traficante Dion Luiz Marques. Para o deputado Sargento Rodrigues (PL), esses fatos, que estão sendo descobertos pela Comissão mostram, cada vez mais, que a polícia precisa de uma reestruturação.

O deputado Rogério Correia (PT) informou ainda que, no seu depoimento, Sílvia Marques contou sobre a venda de uma fazenda do traficante, em Goiás, dois dias antes da sua fuga. Dion Luiz Marques vendeu a fazenda por R$ 600 milhões, em valores de hoje, tendo entregue a Sílvia o montante de R$ 70 mil e ficando com o restante. Dois dias depois, o traficante não estava mais na penitenciária.

O deputado Paulo Piau (PFL) ressaltou que cada depoimento está trazendo fatos novos para a CPI. O relator, deputado Rogério Correia (PT), confirmou ainda que a Comissão reiterou o pedido de quebra do sigilo bancário e fiscal e a verificação da evolução patrimonial dos policiais que estariam envolvidos na fuga do traficante Luiz Fernando Costa, o "Fernando Beira-Mar", entre eles o inspetor Cezarino Miguel Andrade, durante o período de 1988 a 1992. Ele concluiu informando que a Comissão se reunirá no próximo dia 13 de janeiro de 2000 , durante o recesso, para analisar a documentação já recebida.


Responsável pela informação: Carolina Braga - ACS 31 2907812