Comissão recebe denúncias de violência

A Comissão de Direitos Humanos quer esclarecer as circunstâncias da morte de uma menina de 10 anos, no município de A...

16/12/1999 - 06:08

Comissão recebe denúncias de violência

A Comissão de Direitos Humanos quer esclarecer as circunstâncias da morte de uma menina de 10 anos, no município de Alfenas, e se houve omissão da Polícia na apuração do desaparecimento da menor. Na reunião desta quarta- feira (15/12/99) da Comissão, foi lida carta de Beuza Vieira de Souza com informações a respeito do desaparecimento de sua filha Poliana. Segundo ela, Poliana desapareceu no dia 14 de outubro último enquanto brincava e, ao procurar ajuda da polícia local, o delegado a informou que só poderia acionar os policiais após 24 horas do ocorrido. "Durante os quatro dias subseqüentes nada foi feito para encontrar minha filha", relatou Beuza.

Em 21 de novembro, a polícia encontrou a ossada da criança e seu corpo esquartejado. Diante do descaso do delegado de Alfenas, e indignado com a cena que presenciou, o advogado da família, Wagner Nunes Martins, encaminhou à Comissão um documento contendo 2.541 assinaturas da população de Alfenas pedindo que a justiça seja feita, e que o assassino seja encontrado e condenado.

Terezinha Vieira Araújo, presente à reunião da Comissão desta quarta-feira, denunciou que seu filho Deivison de Araújo Gonçalves, de 18 anos, foi preso ilegalmente por policiais civis, no dia 15 de outubro desse ano. De acordo com ela, o adolescente foi levado para a Delegacia Furtos e Roubos, onde morreu no dia 11 de novembro. "Meu filho não tinha nenhum antecedente criminal, o que aconteceu é uma grande injustiça", disse Terezinha.

O deputado João Leite (PSDB), presidente da Comissão de Direitos Humanos, informou que a Comissão irá acompanhar ambos os casos e tomar todas as providências possíveis para que a justiça seja feita.

MATÉRIA APRECIADA
Foram aprovados, pela Comissão, seis requerimentos solicitando que as autoridades policiais competentes apurem as inúmeras denúncias, recebidas pela Comissão, de violências cometidas por policiais. Estiveram presentes à reunião os deputados João Leite (PSDB) - que a presidiu, Maria Tereza Lara (PT), Marcelo Gonçalves (PDT) e Glycon Terra Pinto (PPB).


Responsável pela informação: Kenia Dias - ACS - 31-2907715