Assembléia homenageia diretor-geral da Polícia Federal
"Minas Gerais terá mais três delegacias especializadas da Polícia Federal, e a primeira será instalada na cidade de M...
15/12/1999 - 17:19Assembléia homenageia diretor-geral da Polícia Federal
"Minas Gerais terá mais três delegacias especializadas da Polícia Federal, e a primeira será instalada na cidade de Montes Claros", assegurou o diretor- geral do órgão, delegado Agílio Monteiro Filho, durante homenagem que lhe foi prestada pela Assembléia Legislativa, na noite de segunda-feira (13/12/1999). A solenidade contou com a presença de diversos deputados, representantes de órgãos de segurança, do Poder Judiciário, das Polícias Federal e Civil de Minas Gerais.Autor do requerimento que deu origem à homenagem, o deputado Arlen Santiago (PTB) falou sobre as qualidades do delegado Agílio Monteiro, "um agente da lei sóbrio e comedido, que jamais se deixa seduzir pelas luzes dos holofotes". Nascido em Belo Horizonte, no bairro Concórdia, Agílio Monteiro, filho e neto de policiais, iniciou carreira em 1973, quando ingressou na Polícia Federal. Prestou serviços na Bahia, em Goiás, no Rio de Janeiro e em São Paulo e, hoje, chefia a Polícia Federal, em Brasília. "Em nome da lei, o delegado Monteiro desmantelou redes de prostituição infantil, fustigou traficantes de drogas, reprimiu marginais, desbaratou tramas sórdidas, desvendou crimes de colarinho branco", relatou o parlamentar, ressaltando a postura ilibada e o trabalho eficiente do delegado.
O presidente da Assembléia, deputado Anderson Adauto (PMDB), saudou o homenageado, salientando que a homenagem a Agílio Monteiro é uma extensão do processo de aproximação do Legislativo com outras instituições. "Trata-se, na verdade, de um sistema de parceria que o Assembléia mineira vem estabelecendo com instituições como a Polícia Federal e que nos tem possibilitado exercer com êxito a representação popular. No caso da CPI do Narcotráfico, nossa parceria com o órgão será de fundamental importância para chegarmos a bons resultados", afirmou o presidente.
AGRADECIMENTO
Agílio Monteiro agradeceu a homenagem e falou sobre a atividade-fim do Departamento de Polícia Federal, "que tem como meta principal o combate ao narcotráfico, obtendo uma resposta positiva, praticamente triplicando a quantidade de drogas apreendidas neste ano, comparativamente a 1998". Ele entende que, dessa forma, a Polícia Federal cumpre seu papel em estreita colaboração com as demais instituições, atuando diretamente no combate ao crime organizado, impedindo que expressivas quantidades de drogas ilícitas se espalhem pelo País e aumentem a violência urbana e a criminalidade de modo geral.
Monteiro concluiu seu discurso salientando que a homenagem é compartilhada com os demais policiais federais, "que labutam em todo o território nacional, fazendo desta instituição um instrumento de atuação firme e competente contra o crime organizado". Ao final da solenidade, o presidente Anderson Adauto (PMDB) fez a entrega de uma placa alusiva à data ao homenageado.
MESA
Compuseram a Mesa dos trabalhos o presidente da Assembléia, deputado Anderson Adauto (PMDB); Ariosvaldo de Campos Pires, representando o ministro da Justiça; o homenageado, delegado Agílio Monteiro Filho; o secretário de Estado da Segurança Pública, Mauro Lopes; o 1º-vice-presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, Francisco de Assis Figueiredo; o superintendente regional da Polícia Federal em Minas, Roberto Camargo; o superintendente da Polícia Civil, delegado Newton Ribeiro; o deputado Arlen Santiago (PTB) e o deputado federal Ronaldo Vasconcellos.
Responsável pela informação: Eustaquio Marques - ACS - 31-2907715