Solenidade marca convênio para expansão da TV Assembléia
Uma solenidade realizada no Salão Nobre da Assembléia Legislativa marcou, nesta quinta-feira (09/12/1999), a assinatu...
11/12/1999 - 07:13Solenidade marca convênio para expansão da TV Assembléia
Uma solenidade realizada no Salão Nobre da Assembléia Legislativa marcou, nesta quinta-feira (09/12/1999), a assinatura de convênios entre a Alemg e 119 municípios para a instalação de sistemas retransmissores da TV Assembléia. Também foi assinado convênio com o Departamento Estadual de Telecomunicações (Detel), que vai se responsabilizar pelos encaminhamentos técnicos e jurídicos das instalações. A expectativa é de que até o final de abril do ano que vem os municípios já estejam recebendo a transmissão da TV. O presidente da Assembléia, deputado Anderson Adauto (PMDB), ressaltou que esse é um passo importante para a politização do povo mineiro, uma vez que ainda há muita desinformação sobre a atuação do Poder Legislativo, a elaboração de leis e os inúmeros debates que ocorrem na Casa.Anderson Adauto afirmou, ainda, que é diretriz da Mesa da Assembléia levar a TV a todas as cidades mineiras. Nesse primeiro momento, foram definidos como critérios para os convênios as cidades-pólo e as de fronteira com outros Estados - a maioria sem informações sobre o que acontece em Belo Horizonte. Atualmente, a TV Assembléia tem 19 horas de programação diária, com a cobertura dos trabalhos parlamentares. Com os convênios assinados, a emissora vai chegar a 137 municípios, atingindo um público potencial de mais de 8 milhões de habitantes.
O presidente da Associação Mineira de Municípios, Tarcísio Delgado, parabenizou a Assembléia pela iniciativa, observando que o projeto de interiorização da TV é um exercício de cidadania. "É levar a Assembléia a Minas, ao interior, dar oportunidade ao cidadão e ao eleitor de assistir, verificar e fiscalizar o trabalho do seu eleito", ressaltou. O prefeito de Juiz de Fora lembrou, ainda, que a origem do poder, no passado, foi a força; na era da revolução industrial, foi a força aliada ao dinheiro e, no próximo milênio, será o conhecimento. "E, para socializá-lo, o meio mais moderno de comunicação é a TV", finalizou.
A presidente da União dos Vereadores do Estado de Minas Gerais, Arlete Nogueira, disse que a expansão da TV é uma demonstração de coragem e transparência, uma prova de que a Assembléia não tem nada a esconder. Participaram da solenidade, entre outros, prefeitos de mais de 70 municípios, vereadores, presidentes de Câmaras Municipais e parlamentares estaduais.
Responsável pela informação: Fabiola Farage - ACS - 31-2907715