Diretor-geral do Ipem esclarece denúncias
O advogado Wilton Braga de Oliveira, indicado pelo governador Itamar Franco para ocupar o cargo de diretor-geral do I...
10/12/1999 - 07:10Diretor-geral do Ipem esclarece denúncias
O advogado Wilton Braga de Oliveira, indicado pelo governador Itamar Franco para ocupar o cargo de diretor-geral do Instituto de Pesos e Medidas do Estado de Minas Gerais (Ipem), participou, nesta quarta-feira (08/12/1999), da reunião da Comissão de Administração Pública, quando falou sobre suspeitas de irregularidades no órgão. Wilton Braga de Oliveira ainda não foi sabatinado pela Assembléia Legislativa para assumir efetivamente o cargo.Na reunião de Plenário do último dia 30 de novembro, o deputado Amilcar Martins (PSDB) manifestou apreensão diante de denúncias de irregularidades em órgãos do Poder Executivo e afirmou que Wilton Braga não teria "competência nem currículo" para assumir o cargo. Os deputados Alberto Pinto Coelho (PPB), líder do Governo, e Arlen Santiago (PTB) foram os autores do requerimento convidando o advogado para a reunião. Para o deputado Alberto Pinto Coelho (PPB), era imprescindível conceder ao diretor-geral o direito de defesa.
Durante a sua explicação, Wilton Braga de Oliveira apresentou a cópia de um dossiê com certidões negativas, atestado expedido pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), informações sobre sua formação profissional, entre outros documentos que comprovam a sua idoneidade. De acordo com Braga, desde que assumiu o Ipem, há 25 dias, começou a apurar as irregularidades que encontrou no órgão. "Não hesitarei em lutar pelo esclarecimento de tudo", afirmou. Ele disse que já recebeu uma ameaça por estar realizando a auditoria interna no Ipem, e por ter em mãos documentos que comprovam as irregularidades. Para Wilton Braga, o deputado Amilcar Martins foi "leviano" e as denúncias à sua pessoa são "precipitadas e vazias".
O deputado Amilcar Martins (PSDB) disse estar tranqüilo pelo cumprimento do seu dever legislativo. Ele ressaltou que é obrigação dos deputados investigar e fiscalizar o Poder Executivo. Segundo o deputado, suas denúncias não foram vazias pois recebeu uma relação do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais na qual o nome do advogado Wilton Braga de Oliveira consta como réu de uma ação. O advogado esclareceu que o seu nome consta na lista por causa da falência de uma antiga empresa da qual era sócio. O deputado Amilcar Martins disse que não tinha conhecimento da falência da firma de Wilton Braga quando fez seu pronunciamento. Ele concordou que falência não é nenhum crime e todos podem estar sujeitos a isso.
Para o deputado Agostinho da Silveira (PL), o diretor-geral do Ipem já está demonstrando sua competência e seriedade. Ele elogiou a atitude do deputado Amilcar Martins, que tornou público tudo que tinha conhecimento. Os deputados Agostinho Patrús (PSDB), Doutor Viana (PDT) e Arlen Santiago (PTB) também parabenizaram o deputado Amilcar Martins (PSDB).
Presenças - Participaram da reunião os deputados Jorge Eduardo de Oliveira (PMDB), presidente da Comissão; Doutor Viana (PDT), Agostinho Patrús (PSDB), Arlen Santiago (PTB), Chico Rafael (PSB), Márcio Cunha (PMDB), Agostinho Silveira (PL), Alberto Pinto Coelho (PPB), Rêmolo Aloise (PFL) e Amilcar Martins (PSDB), e o diretor-geral do Instituto de Pesos e Medidas do Estado de Minas Gerais (Ipem), o advogado, Wilton Braga de Oliveira.
Responsável pela informação: Carolina Braga - ACS - 31-2907715