125 Agraciados com a Medalha do Mérito Legislativo
Com a presença de diversas autoridades dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, além de militares, educadores...
09/12/1999 - 07:06125 Agraciados com a Medalha do Mérito Legislativo
Com a presença de diversas autoridades dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, além de militares, educadores, religiosos e personalidades de destaques de Minas Gerais, a Assembléia Legislativa realizou reunião especial na manhã desta sexta-feira (03/12/99), destinada à entrega das Medalhas da Ordem do Mérito Legislativo a 125 agraciados .Criada em 1982, a Ordem do Mérito Legislativo homenageia pessoas que se distinguiram e se destacaram por serviços ou mérito excepcional, reconhecidas pelo Poder Legislativo mineiro. O Conselho da Ordem tem à frente o presidente da Assembléia, os membros da Mesa Executiva, as lideranças da Maioria e Minoria e os ex-presidentes da Assembléia no exercício de mandato.
Foram agraciados com o grau de máxima hierarquia, o Grande Mérito, o presidente da Assembléia, deputado Anderson Adauto (PMDB); o orador oficial da solenidade, senador Pedro Jorge Simon, do PMDB do Rio Grande do Sul; o senador José de Alencar Gomes da Silva; e a jornalista Edméia Ferreira Passos, post-mortem, ex-servidora da Casa, representada por seu pai, Waldemiro Lage Passos.
Foram agraciadas no grau Mérito Especial 35 personalidades que, pelos critérios do Conselho da Ordem, se destacaram em vários campos da atividade humana e contribuíram para o desenvolvimento regional e nacional, no âmbito político, no processo educacional e cultural, na atividade militar, no Poder Judiciário, na área governamental e no exercício da iniciativa privada.
Com o grau Mérito, foram agraciadas 85 pessoas que, na vida pública ou no setor privado, deram significativa contribuição para a coletividade, em seu esforço de transcender os desequilíbrios econômicos e sociais do País, que exercendo diferentes atividades na vida social, credenciaram-se ao reconhecimento de seu trabalho.
AGRADECIMENTO DA SOCIEDADE
O presidente da Assembléia, deputado Anderson Adauto saudou os agraciados afirmando que "o reconhecimento ao mérito constitui dever a ser cumprido, estando dele afastada a conotação de lisonja ou de cultivo de vaidades. Trata- se, efetivamente, de uma maneira de formalizar os agradecimentos da sociedade àqueles que trabalham em prol do bem comum ".
Anderson Adauto afirmou, ainda, que era sua intenção fazer desta mensagem uma manifestação de esperança, "mas que não podemos, ao mesmo tempo fugir da realidade, pois estamos ingressando no ano 2000 enfrentando dificuldades e generalizando o sofrimento por parte do povo brasileiro. De um lado temos um Executivo Federal tirânico, que se empenha em seguir à risca o consenso de Washington. Não importa que a doutrina neoliberal esteja superada, como já o reconhecem muitas nações do Primeiro Mundo, adeptas da chamada Terceira Via. Brasília continua a insistir no exercício do poder centralista, privatizante e alheio ao social."
"Temos confiança, não obstante, na capacidade do povo brasileiro de enfrentar os desafios e superar os problemas. Nesse sentido, os que hoje aqui estão conosco, recebendo a Medalha da Ordem do Mérito Legislativo, são prova eloquente desta força", disse o presidente da Alemg.
ORADOR OFICIAL
O senador gaúcho Pedro Simon falou em nome dos agraciados e se disse honrado com a comenda que lhe foi outorgada pela Assembléia, " uma Casa de democracia e de muito respeito". O senador afirmou. ainda, que o Brasil deve muito a Minas Gerais, às tradições e aos homens que fizeram a história mineira, como Tiradentes, exemplo de coragem, de destemor na luta por uma pátria livre; Juscelino Kubitscheck, grande estadista que teve a grandeza e a convicção de avançar com o Brasil cinquenta anos em cinco; e ex-presidente Tancredo Neves, "esquartejado por uma série de cirurgias e imperícia. Mesmo sem assumir a Presidência da República, soube representar os anseios da Nação e empolgou o mundo com suas idéias e seus projetos para o Brasil".
Pedro Simon lembrou, também, a figura do ex-governador e ex-vice-presidente da República, Aureliano Chaves e, por fim, o ex-presidente e atual governador Itamar Franco, que, segundo ele, entra na história como grande mineiro e brasileiro. "Duvido que na história do Brasiltenha havido um período em que a ética, a dignidade, a sinceridade tenham sido maiores do que no período em que Itamar Franco ocupou a Presidência da República", disse.
MESA
Compuseram a Mesa com o presidente da Assembléia, deputado Anderson Adauto; o governador do Estado, Itamar Franco; o senador José de Alencar; o senador Pedro Simon; os membros do Conselho da Medalha da Ordem do Mérito Legislativo, deputados José Braga (PDT), Durval Ângelo (PT), Gil Pereira (PPB), Agostinho Patrús (PSDB), Paulo Petersen (PMDB), Carlos Pimenta (PSD) e o corregedor da Assembléia, deputado Antônio Júlio (PMDB).
Responsável pela informação: Eustaquio Marques - ACS - 31-2907715