Prodemge replaneja estrutura interna

O replanejamento interno da Companhia de Processamento de Dados do Estado de Minas Gerais (Prodemge) está previsto no...

02/12/1999 - 07:08

Prodemge replaneja estrutura interna

O replanejamento interno da Companhia de Processamento de Dados do Estado de Minas Gerais (Prodemge) está previsto no orçamento estadual, mas a redução de custos foi exigida pelo governador. A afirmação é do presidente da Prodemge, Jacson Carvalho Leite, que participou de reunião da Comissão de Administração Pública nesta quarta-feira (01/12/99).

De acordo com Jacson Leite, para 1999 estava previsto um faturamento de 122 milhões de reais, que caiu para 81 milhões. Também a despesa operacional prevista para cerca de 65 milhões foi reduzida para menos de 64 milhões e até a despesa mensal da empresa foi reduzida. Isso significa uma economia de 50 milhões durante todo o ano, e que será reaplicado nas secretarias na forma de equipamentos de infra-estrutura, explicou o presidente da empresa.

Para efetivar essa redução de custos, a Prodemge quer descentralizar os trabalhos de informática, deixando que cada órgão estadual realize seu próprio plano de ação. Para isso, a empresa está implantando o Sistema Estadual de Informações (SEI) com o objetivo de integrar todos os sistemas de informações da administração direta e indireta do Poder Executivo estadual, além de racionalizar e otimizar os recursos da informática e criar informações confiáveis para a atuação operacional e gerencial do Estado. De acordo com Jacson Leite, as empresas estaduais têm que desenvolver um plano de ação na área de informática independentemente da Prodemge. Mas a metodologia determinada pelo SEI deve ser seguida. "Será preciso que cada órgão do Estado crie seu próprio site, disponibilizando na base de dados todas as informações", explica ele.

O deputado Sebastião Navarro Vieira (PFL) afirmou que uma empresa como a Prodemge não pode "ficar parada", e que avanços consideráveis já podem ser percebidos em relação ao governo passado. Mas ele também questionou se houve queda de serviços da empresa, já que os custos foram reduzidos. "Ainda atendemos ao mesmo número de clientes", respondeu o presidente.

"A empresa não deve se preocupar em devolver dinheiro para o Estado, mas deve se preocupar com a modernização e o investimento interno, do contrário, o sistema se tornará obsoleto", afirmou o deputado Chico Rafael (PSB).

Em resposta ao deputado Jorge Eduardo de Oliveira (PMDB), que questionou os planos da Prodemge em relação aos municípios, Jacson Leite disse que a empresa está fechando acordo com a Associação Mineira de Municípios (AMM). Esse acordo tem o objetivo de viabilizar a comunicação na Internet e dar suporte técnico.

Presenças - Participaram da reunião o presidente da Comissão, deputado Jorge Eduardo de Oliveira (PMDB), Chico Rafael (PSB), Sebastião Navarro Vieira (PFL), o presidente da Prodemge, Jacson Carvalho Leite; o diretor de Desenvolvimento e Negócios da Prodemge, Arthur Vianna; o diretor Administrativo e Financeiro; Braz Cataldo; o superintendente de Marketing, Nathan Lerman; a assessora da Presidência, Elizabete Carvalho Guadalupe; o assessor de Negócios, Geraldo Elísio Machado e o jornalista da Prodemge, Roberto Braga.


Responsável pela informação: Elisa Baraldi - ACS - 31-2907715