Assembléia homenageia senador José Alencar
O senador José Alencar Gomes da Silva foi homenagem pela Assembléia Legislativa, em Reunião Especial realizada na noi...
02/12/1999 - 07:08Assembléia homenageia senador José Alencar
O senador José Alencar Gomes da Silva foi homenagem pela Assembléia Legislativa, em Reunião Especial realizada na noite de segunda-feira (29/11/1999), com a presença do governador do Estado, Itamar Franco, secretários de Estado, representantes do Judiciário, deputados da bancada federal, deputados estaduais, familiares e amigos do homenageado.O senador foi saudado pelo autor do requerimento que deu origem à solenidade, deputado Gil Pereira (PPB), por ter-se destacado nos campos empresarial e político do Estado. O deputado detalhou a biografia do senador, ressaltando que ele que começou sua luta aos 14 anos, tendo alcançado destaque como empresário - preside quase uma dezena de empresas. Para Gil Pereira, o senador tem sabido juntar o sucesso econômico e o profundo senso de responsabilidade comunitária. Ele destacou, ainda, o poder de articulação do senador, através do diálogo e da conciliação.
O presidente da Assembléia, deputado Anderson Adauto (PMDB), afirmou que "os mineiros vêem em José Alencar um conterrâneo exemplar, que, ao construir suas empresas, não descuidou de seu patrimônio espiritual, nem desertou de seus deveres de cidadão". O presidente aproveitou o discurso para denunciar o "crescente cerco a Minas por parte dos burocratas de Brasília, a serviço de interesses que não são os do povo brasileiro". O deputado defendeu, ainda, que o Brasil, de dimensões continentais, com uma população de mais de 150 milhões de habitantes, com os seus recursos naturais e quadros intelectuais, "não tem por que rastejar pelos corredores dos centros mundiais de economia". "Ao contrário, sua voz deve ser forte, como forte é a sua gente", concluiu.
O senador José Alencar agradeceu a homenagem e fez um histórico sobre sua vida empresarial iniciada em 1950, em Caratinga, até chegar ao conglomerado de fábricas de tecelagem com 16 mil empregados, considerado como um dos mais modernos do mundo ocidental. Lembrou em sua trajetória política a tarefa de apaziguar alas dissidentes da Arena-I e Arena-II, de Montes Claros, durante o regime militar. Ele também criticou o atual sistema econômico, assinalando que o Brasil precisa de uma economia forte e independente, se quiser alcançar o desenvolvimento social. O senador citou o governador Itamar Franco como uma solução para o Brasil, por sua sensibilidade com os problemas sociais, e por ser "a própria probidade no trato da coisa pública".
MESA
Compuseram a Mesa, além do presidente da Assembléia, deputado Anderson Adauto, o governador Itamar Franco; o presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Sérgio Léllis Santiago; o homenageado, senador José Alencar; o vice prefeito de Belo Horizonte, Marcos Santana; a deputada federal Maria Elvira, representando a Bancada Mineira no Congresso Nacional; o presidente da Câmara Municipal de Belo Horizonte, vereador César Masci; o representante da Fiemg, Luiz de Paula Ferreira; representante da Associação Comercial de Minas, Eduardo Prates Otaviane, e o 2°-secretário da Assembléia Legislativa, deputado Gil Pereira (PPB).
Responsável pela informação: Eustaquio Marques - ACS - 2907715