Relatório final da CE Obras Municipais é aprovado
Foi aprovado, nesta quinta-feira (25/11/1999), o relatório final da Comissão Especial formada para estudar a situação...
26/11/1999 - 07:22Relatório final da CE Obras Municipais é aprovado
Foi aprovado, nesta quinta-feira (25/11/1999), o relatório final da Comissão Especial formada para estudar a situação atual de todas as obras municipais, decorrentes de convênios firmados com o Estado de Minas Gerais, e que se encontram paralisadas em virtude da suspensão de pagamentos ou inadimplência por parte do atual governo. O relator, deputado Bilac Pinto (PFL), concluiu que o trabalho desenvolvido pela Assembléia não despertou grande interesse das prefeituras, associações microrregionais e demais entidades do interior mineiro.A Comissão enviou às prefeituras questionários solicitando informações sobre os convênios suspensos. De acordo com relatório, as respostas aos questionários não atingiram uma quantidade significativa. Por outro lado, afirmou o relatório, os órgãos estaduais responsáveis pela grande maioria dos convênios, ou seja, Secretarias de Estado da Saúde e da Educação, demonstraram conhecimento da situação e informaram que já estão tomando as medidas necessárias para sanar ou mesmo reduzir os prejuízos causados pelas obras paralisadas.
O relator constatou, ainda, que muitos municípios recebem duplamente recursos federais para a execução de obras, e propôs que sejam estabelecidos instrumentos fiscalizadores junto à bancada federal mineira.
O deputado Bilac Pinto sugeriu que sejam encaminhadas cópias do relatório final às Comissões de Fiscalização Financeira e Orçamentária, de Saúde e de Educação da Assembléia e, também, ao Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais, pois é de sua competência a fiscalização contábil, financeira e orçamentária em órgãos públicos.
O deputado Antônio Júlio (PMDB) propôs que uma cópia também seja enviada à Associação dos Municípios Mineiros (AMM) e à Federação Mineira de Associações das Microrregiões de Municípios (Femam). O deputado Antônio Carlos Andrada (PSDB), autor do requerimento deu origem à Comissão Especial, apoiou a sugestão do deputado Antônio Júlio (PMDB) e ressaltou o descaso destes órgãos para com os trabalhos da Comissão. O relator acatou as sugestões.
PRESTAÇÃO DE INFORMAÇÕES
O relatório ainda sugeriu a elaboração de um projeto de lei que determine a contínua prestação de informações a respeito dos convênios por parte dos órgãos envolvidos na questão. E, também, a conjugação de esforços entre as partes conveniadas, no sentido de se obter a solução para estes convênios, recomendando ao relator da proposta Orçamentária Estadual para o ano 2000 que assegure em seus relatórios os recursos para o atendimento dos referidos convênios.
A Comissão Especial das Obras Municipais iniciou seus trabalhos no último dia 14 de setembro com a eleição dos deputados Dalmo Ribeiro Silva (PSD) e Álvaro Antônio (PDT) para presidente e vice, respectivamente, e designou o deputado Bilac Pinto (PFL) para relator. Foram ouvidos pela comissão o secretário adjunto da Saúde, Hélio Salvador Arêas; representantes das secretarias de Estado da Educação, Carlos Henrique Porto; de Planejamento e Coordenação Geral, Benício de Assis Araújo e Maria Luiza Leal; da Cemig, Lúcio Régis; do Departamento de Estradas e Rodagem (DER), Marco Antônio Frade e Felipe Néri.
Participaram da reunião desta quinta-feira os deputados Dalmo Ribeiro Silva (PSD) - presidente, Antônio Carlos Andrada (PSDB), Bilac Pinto (PFL) e Antônio Júlio (PMDB).
Responsável pela informação: Carolina Braga - ACS - 31-2907715