Assembléia homenageia 75 anos dos Diários Associados

A Assembléia Legislativa realizou Reunião Especial na noite de segunda- feira (22/11/1999), para homenagear os 75 ano...

24/11/1999 - 07:05

Assembléia homenageia 75 anos dos Diários Associados

A Assembléia Legislativa realizou Reunião Especial na noite de segunda- feira (22/11/1999), para homenagear os 75 anos dos Diários Associados, em solenidade que contou com a presença de diversos deputados, autoridades estaduais e municipais, diretores e servidores do Conglomerado Associado. O presidente da Assembléia Legislativa, deputado Anderson Adauto (PMDB) foi o autor do requerimento que deu origem à homenagem. Ele destacou em seu discurso que os Diários Associados tiveram, desde o início, as marcas de seu fundador, Assis Chateaubriand, homem que não conhecia limites para sua ação múltipla. "Se as páginas dos Diários Associados serviram para difundir a ciência, a literatura e as artes, o Museu de Arte de São Paulo, o famoso MASP, foi a mais importante iniciativa cultural de seu fundador", frisou o presidente..

Anderson Adauto destacou, ainda, que o Brasil teria sido outro, neste século, sem a influência poderosa dos Diários Associados, "a grande organização jornalística que não se limitou a informar, indo muito além". Segundo ele, o grupo esteve presente no despertar da consciência política em momentos decisivos, como na Revolução de Trinta e na mobilização nacional para a Segunda Guerra Mundial, além de ajudar a modernizar o País.

O presidente da Assembléia Legislativa estendeu a homenagem aos jornalistas, repórteres fotográficos e cinegrafistas do Estado de Minas, Diário da Tarde, da TV Alterosa e da Rádio Guarani que cobrem diariamente as atividades do Legislativo Mineiro.

AGRADECIMENTO
O diretor presidente dos Diários Associados, Paulo Cabral Araújo, agradeceu a iniciativa do deputado Anderson Adauto. Ele disse, ainda, em seu discurso, ter a certeza de que, ao criar os "Diários Associados", Assis Chateaubriand estava querendo entregar ao País um grande instrumento político. Para ele, isso pode ser demonstrado com uma releitura da escritura pública em que Chateaubriand constituiu o condomínio acionário das emissoras e Diários Associados, "contrariando tudo o que há de tradição, tudo o que há de hábitos arraigados na vida de um país capitalista, entregando aos seus companheiros a condução dos negócios que ele fundara".

Paulo Cabral definiu Assis Chateaubriand como um grande empreendedor com quem temos que aprender, permanentemente, a coragem de empreender e de ousar. "E tanto isso é verdade, que, neste instante, plantados neste presente de dúvidas que nos oferece a economia brasileira, embora com perspectivas no próximo ano de se reiniciar um processo de desenvolvimento, embora isso, estamos fazendo aplicações vultosas em todas as nossas empresas, preparando- nos para a grande competição que virá para os meios tradicionais de comunicação no alvorecer do novo século", acentuou.

"Neste momento em que a Assembléia Legislativa de Minas homenageia os "Diários Associados" pela passagem dos seus 75 anos, devo dizer que me sinto muito mais feliz, muito além, mas muito além de ter o título de Presidente dessa organização. Sinto-me mais feliz ainda, porque sou um cidadão civicamente vinculado aos destinos de Minas", concluiu Paulo Cabral.

MESA
Compuseram a Mesa, além do presidente da Assembléia, deputado Anderson Adauto (PMDB), o presidente dos Diários Associados, Paulo Cabral de Araújo; o diretor executivo dos Diários Associados em Minas Gerais, jornalista Édson Zenóbio; o senador Arlindo Porto; o deputado federal Hélio Costa; o representante do prefeito de Belo Horizonte, Maurício Lara Camargos; o reitor da Uemg, Gerson de Brito Melo Boson, e o 2°-secretário da Assembléia Legislativa, deputado Gil Pereira (PPB).


Responsável pela informação: Eustaquio Marques - ACS - 31-2907715